Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Irã entregará à Venezuela primeiro petroleiro construído no país


A parceria Irã/Venezuela começa a se revelar efetiva. 
Implicará tal parceria também no repasse de tecnologia de energia atômica para o nosso vizinho?

-=-=-=-=

Outras três embarcações serão entregues ao aliado sul-americano

O Irã entregará à Venezuela em menos de um mês o primeiro petroleiro construído nos estaleiros do país, do tipo Aframax e com 113 mil toneladas de capacidade de carga, informou nesta sexta-feira (07/09) o ministro iraniano de Indústria, Minas e Comércio, Mehdi Ghazanfari.

Ghazanfari confirmou a entrega após uma reunião com o vice-ministro venezuelano das Relações Exteriores para a Ásia, Oriente Médio e Oceania, David Velásquez, que se encontra no Irã desde a realização da cúpula do Movimento de Países Não-Alinhados, realizada no final do último mês.

Irã e Venezuela são parceiros da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e reforçaram sua aliança nos últimos anos, sendo que Velásquez era o embaixador venezuelano em Teerã até dois meses atrás.




Na última quarta, em Teerã, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, condecorou Velásquez com a Grande Medalha da República Islâmica do Irã por seu "valioso e efetivo trabalho para ampliar a cooperação política, econômica e cultural" entre os dois países.

Este é o primeiro de quatro petroleiros do mesmo tipo encomendados à estatal Sadra (Companhia Industrial Barqueira do Irã) pela também estatal PDVSA (Petróleos de Venezuela S. A.). O modelo tem 250 metros de comprimento, 44 metros de largura e 21 metros de altura.

O petroleiro, de tamanho médio da classe Aframax, na qual se catalogam os modelos de 80 mil até 125 mil toneladas de capacidade de carga, pode transportar 71 mil barris de petróleo e alcançar os 16 nós de velocidade.

O preço desta embarcação, o primeiro deste tipo construído em um país do Oriente Médio, é de 52 milhões de euros, segundo informação da Sadra, que espera entregar os outros três restantes à Venezuela nos dois próximos anos.

Os Aframax, por seu tamanho médio, são petroleiros utilizados em zonas e rotas que normalmente não são acessadas pelos grandes petroleiros, como canais, zonas fluviais e menores portos.

A empresa de construções navais Sadra foi criada em 1968 no porto de Bushehr, no sul do Irã, e atualmente tem estaleiros no Golfo Pérsico e no mar Cáspio.

Nenhum comentário: