A parceria Irã/Venezuela começa a se revelar efetiva.
Implicará tal parceria também no repasse de tecnologia de energia atômica para o nosso vizinho?
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Outras três embarcações serão entregues ao aliado sul-americano
O Irã entregará à Venezuela em menos de um mês o primeiro petroleiro construído nos estaleiros do país, do tipo Aframax e com 113 mil toneladas de capacidade de carga, informou nesta sexta-feira (07/09) o ministro iraniano de Indústria, Minas e Comércio, Mehdi Ghazanfari.
Ghazanfari confirmou a entrega após uma reunião com o vice-ministro venezuelano das Relações Exteriores para a Ásia, Oriente Médio e Oceania, David Velásquez, que se encontra no Irã desde a realização da cúpula do Movimento de Países Não-Alinhados, realizada no final do último mês.
Irã e Venezuela são parceiros da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e reforçaram sua aliança nos últimos anos, sendo que Velásquez era o embaixador venezuelano em Teerã até dois meses atrás.
Na última quarta, em Teerã, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, condecorou Velásquez com a Grande Medalha da República Islâmica do Irã por seu "valioso e efetivo trabalho para ampliar a cooperação política, econômica e cultural" entre os dois países.
Este é o primeiro de quatro petroleiros do mesmo tipo encomendados à estatal Sadra (Companhia Industrial Barqueira do Irã) pela também estatal PDVSA (Petróleos de Venezuela S. A.). O modelo tem 250 metros de comprimento, 44 metros de largura e 21 metros de altura.
O petroleiro, de tamanho médio da classe Aframax, na qual se catalogam os modelos de 80 mil até 125 mil toneladas de capacidade de carga, pode transportar 71 mil barris de petróleo e alcançar os 16 nós de velocidade.
O preço desta embarcação, o primeiro deste tipo construído em um país do Oriente Médio, é de 52 milhões de euros, segundo informação da Sadra, que espera entregar os outros três restantes à Venezuela nos dois próximos anos.
Os Aframax, por seu tamanho médio, são petroleiros utilizados em zonas e rotas que normalmente não são acessadas pelos grandes petroleiros, como canais, zonas fluviais e menores portos.
A empresa de construções navais Sadra foi criada em 1968 no porto de Bushehr, no sul do Irã, e atualmente tem estaleiros no Golfo Pérsico e no mar Cáspio.
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