Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Organizações paraguaias unem-se a protesto mundial contra Monsanto




 

Organizações sociais paraguaias se unirão à operação internacional "Ocupa Monsanto" contra a multinacional estadunidense, considerada a maior produtora de transgênicos, que conseguiu aqui uma decisão do governo libertando o uso de suas sementes.

A jornada se desenvolverá o próximo 17 de setembro em diferentes países do planeta e os paraguaios se reunirão junto ao Panteón dos Heróis, no centro desta capital, para expressar seu protesto por essa autorização, recusada especialmente por camponeses e indígenas.

O Governo de Federico Franco, quem assumiu a presidência da República após a destituição do mandatário constitucional, Fernando Lugo, deu luz verde para semear algodão com sementes transgênicas e tem programado estender para outros produtos agrícolas.

As organizações camponesas e indígenas locais denunciaram que sua introdução significa um golpe de morte às sementes nacionais e danos à saúde dos agricultores e do meio ambiente que é provocado, pelos herbicidas vendidos pela própria multinacional.

Esses setores encontram-se em plena mobilização contra a Monsanto e seus projetos no país, defendidos especialmente por Franco e do porta voz do Executivo.

A convocação principal a nível mundial ocorrerá no estado norte-americano de Missouri, lugar sede da empresa e onde também se localizam seus locais de investigação e se anunciam ações contra ela na Argentina, Alemanha, Canadá, Filipinas e outros países, segundo se informou.

A multinacional Monsanto é responsável pela produção de 90 por cento dos transgênicos usados no planeta e é também líder no mercado de sementes para esse tipo de semeadouros.

ocs/jrr/bj
Modificado el ( viernes, 14 de septiembre de 2012 )


Fonte: PRENSA LATINA

Nenhum comentário: