Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 10 de março de 2015

Católicos e judeus juntos nas críticas ao filme que defende papa Pio XII


O filme Shades of Truth, que ainda não teve estreia comercial, conseguiu juntar cristãos e judeus nas críticas à forma como a obra retrata Pio XII, apesar da mesma ser uma defesa às acusações de que o papa ignorou o Holocausto.


Shades of Truth conta a história fictícia de um jornalista norte-americano que muda a sua opinião sobre Pio XII, inicialmente crítica, depois de efetuar pesquisas documentais em Israel, Roma e outros locais.

A comunidade judaica acusara o papa Pio, que comandou a Igreja Católica de 1939 a 1958, de impassividade em relação ao Holocausto. Por outro lado, o Vaticano defende que Pio XII trabalhou ativamente nos bastidores para salvar milhares de judeus e não falou publicamente por medo de que as suas palavras pudessem levar à morte de mais judeus e cristãos.

Depois do filme ter sido exibido em Roma, a 2 de Março, começaram as críticas. O Vaticano considera o filme "ingênuo", "sem credibilidade" e uma "tentativa indelicada" de defender o pontífice, de acordo com o jornal L'Osservatore Romano, enquanto o jornal online da comunidade judaica de Roma (Pagine Ebraiche) descreveu o filme como "uma novela desajeitada dequalidade duvidosa, repleta de estereótipos".

O filme, realizado por Liana Marabini, conta com o actor norte-americano David Wall e inclui participações de Christopher Lambert e Giancarlo Giannini.

Fonte: http://www.coisasjudaicas.com/

Nenhum comentário: