Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 23 de março de 2015

Justiça pede prisão de atual presidente do Barcelona e antecessor por contratos de Neymar

BARCELONA

Ministério Público da Espanha solicita pena de dois anos e três meses a Josep Maria Bartomeu e sete anos para o ex-presidente do clube, Sandro Rosell, por crimes fiscais

Agência Estado
Bartomeu tem prisão solicitada na Espanha; dirigentes teriam fraudado fisco em 13 milhões de euros

A transferência de Neymar ao Barcelona pode acabar com a prisão de cartolas que intermediaram a contratação. Nesta manhã, o Ministério Público da Espanha pediu uma pena de dois anos e três meses de prisão para o atual presidente do Barcelona, Josep Bartomeu, e sete anos para seu antecessor, Sandro Rossell, por crimes fiscais no caso da compra de Neymar do Santos para o clube catalão.

Pelas investigações conduzidas pela Justiça da Espanha, Neymar representou um custo total de 83,3 milhões de euros, e não 57 milhões de euros como havia sido revelado pelo clube.

O MP considera que existem bases para julgar os cartolas e, depois de avaliar 13 contratos entre o jogador e o clube de 2011 a 2013, a conclusão é de que os dirigentes fraudaram o fisco em 13 milhões de euros.

O MP concluiu as investigações que haviam sido iniciadas em 2013 e sugere o julgamento dos cartolas. Além disso, o fiscal pede uma multa de 33 milhões de euros sobre o clube.

Segundo a Justiça, Rosell "encobriu ou ocultou o que seria na realidade um aumento do custo para o clube da compra do jogador". Rosell era amigo pessoal de Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, e manteve uma série de acordos com o ex-dirigente brasileiro. Um deles foi o contrato da Nike com a CBF.

De acordo com o MP, Rosell tentou "fragmentar o pagamento em diversas partes", simulando transferências para empresas que só existiam no papel.

Em fevereiro, a Justiça da Espanha aceitou a denúncia contra Bartomeu, e o indiciou por crimes financeiros no caso da compra de Neymar. Grupos de sócios já pediam sua renúncia, o que seria o segundo caso da queda de um dirigente do Barcelona por conta dos contratos secretos de Neymar. No ano passado, foi Sandro Rosell quem teve de abandonar o clube depois das denúncias.

A principal denúncia é de uma fraude milionária na contratação de Neymar. O juiz Pablo Ruz aceitou a denúncia e indicou o cartola por uma fraude ao Fisco de mais de 2,8 milhões de euros. O dinheiro seria a parcela de impostos que o Barcelona deveria ter pago na contratação do brasileiro. Mas como os contratos eram secretos e os valores jamais foram divulgados, a sonegação fiscal teria sido milionária ainda em 2014.

As investigações apontaram que o clube catalão deixou de pagar à Fazenda cerca de 2,6 milhões de euros por conta de um contrato de 40 milhões de euros com o jogador. Esse contrato foi assinado em 3 de junho de 2013, mas jamais foi apresentado aos sócios ou aos fiscais de renda.

No dia 31 de julho de 2013, mais um contrato secreto, indicando o pagamento de mais 5 milhões de euros a Neymar. Para o MP, cabia ao Barça registrar essas contratos e pagar seus devidos impostos no exercício fiscal de 2014, o que não ocorreu.

O clube ainda sonegou 234 mil euros em contratos de imagem do brasileiro e outros 11,7 mil euros por um contrato com o pai de Neymar, avaliado em 22,5 mil euros. Rosell e Bartomeu ainda são acusados de fraude e sonegação em 2011 e 2013.

Antes do indiciamento, o Barça emitiu um comunicado em que dizia que estava "indignado" com a denúncia.

Fonte: http://www.df.superesportes.com.br/

Nenhum comentário: