Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 16 de março de 2015

Invenções obtêm água a partir da umidade do ar



Segundo pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), 748 milhões de pessoas não tem acesso a água potável. É nesse cenário que surgem iniciativas que unem sustentabilidade e criatividade para obter água própria para consumo de ambientes incomuns, como o ar. 

Uma dessas ideias foi desenvolvida na parceria entre a Mayo DraftDCB e Universidade de Engenharia e Tecnologia em Lima, Peru. O projeto pretende desenvolver o primeiro outdoor do mundo capaz de produzir água potável a partir do ar. O protótipo está localizado em uma região desértica, onde chuvas são escassas durante todo o ano, mas a umidade chega a quase 98%. 


Nesta região, as famílias retiram água de poços, porém a qualidade é ruim. Com a implantação do projeto, o grupo prevê que centenas de pessoas tenham acesso a água potável a partir de uma estrutura com um sistema que capta as partículas do ar, transforma em água e armazena em tanques de 20 litros. 



Nesse mesmo sentido caminha outro projeto pensado por um estudante de design industrial da Universidade de Viena. Ele criou uma garrafa capaz de produzir água a partir das gotículas presentes na atmosfera. Ao instalar a estrutura em uma bicicleta, o aparelho recolhe ar à medida que o ciclista pedala. 

A garrafa é capaz de extrair do ar meio litro de água por hora, em regiões com altas temperaturas e umidade. O projeto ainda não está à venda, mas o protótipo pronto já é alvo de melhorias para entrar no mercado.


E a própria natureza também ajuda no desenvolvimento de ideias sustentáveis. Inspirados em um besouro da Namíbia, que possui saliências que atraem água, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts desenvolveram um coletor portátil de água atmosférica. 

O coletor consiste em uma malha que atrai as gotículas de água que estão no ar. Na extremidade, a estrutura é conectada a pequenos recipiente, por onde a água flui e é depositada em reservatórios. Os responsáveis esperam apoio financeiro para inserir o produto no mercado. 

Mayo DraftDCB/Divulgação Fonte: CB

Nenhum comentário: