Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 21 de agosto de 2015

POLÊMICA EM ISRAEL COM O WHISKY KOSHER


O Rabinato Chefe notificou um dos dois únicos grandes importadores de uísque, o "grupo Paneco", que vai revogar imediatamente a sua certificação kosher para todos os uísques Johnnie Walker - Black Label importados pela empresa.


O Rabinato Chefe afirmou que as garrafas de uísque importadas pelo "Grupo Paneco" estão erroneamente insinuando que o produto foi certificado kosher pelo grupo de kashrut "OK" e pelo Rabinato Chefe de Israel, o que não é verdade.

O Rabinato explicou que a mudança foi motivada por uma carta do escritório "OK" em Israel, que declarou que nenhuma certificação kosher foi dada ao grupo Paneco.



O grupo “OK” afirmou que outro importador, o "IBBLS", detém uma certificação kosher para o uísque Johnnie Walker - Black Label.

O aviso do Rabinato, que estimulou um alvoroço na comunidade kosher, e entre os fãs da marca de uísque popular, não evitou que as sinagogas comprassem o produto.

Um dos rabinos, que certifica no site "kosher1" , explicou que "Temos que entender que todo mundo está certo neste caso. O IBBLS está certo, porque eles pagaram os inspetores do kashrut para irem até a Escócia e examinar o uísque e, como tal, a empresa não quer que os outros usem a sua certificação kosher.

"O conglomerado kosher “OK” também está no direito de exigir que a Paneco não use o seu nome ou certificação kosher, sem autorização prévia. O rabinato também está certo em retirar a certificação kosher depois que o “OK” esclareceu sua posição, mas as pessoas continuam comprando o uísque porque é verdadeiramente kosher ", concluiu.

De acordo com o rabino do kosher1, "os consumidores privados podem comprar e beber" Black Label "sem hesitar. Mas o mesmo não vale para restaurantes ou salões de eventos que possuem uma certificação kosher do rabinato, já que eles devem trabalhar de acordo com os padrões do rabinato, que inclui servir apenas bebidas certificadas pelo rabinato. Mesmo que não pareça justo, estas são as regras."



A Paneco disse em resposta que, "Todos os produtos vendidos no site Paneco.com são completamente originais. Os produtos de uísque Johnnie Walker vendidos no site são feitos pelo fabricante primário na destilaria Diageo, na Escócia, e são exatamente os mesmos produtos que são comercializados por uma empresa concorrente em Israel, que detém a certificação kosher para o produto."

A Paneco ainda acrescentou que não iria "se entregar às ameaças e tentativas de chantagem por parte dos concorrentes da indústria."

Quando perguntado se a empresa iria continuar a usar o rótulo kosher, ou remover os rótulos das garrafas, a empresa respondeu: "Nós operamos de acordo com a lei e continuaremos assim."

Nenhum comentário: