Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 10 de outubro de 2015

Países 'libertados' pelos EUA pedem ajuda à Rússia

É sempre um péssimo negócio, para livrar-se de uma suposta ameaça, abraçar-se com um suposto protetor, sejam eles os ianques, os russos, os chineses ou qualquer outra potência armamentista. 

-=-=-=-=

O Iraque e o Afeganistão, que um dia foram libertados e “democratizados” pelos EUA, atualmente estão à procura de ajuda russa para combater os terroristas do grupo Estado Islâmico. Moscou está pronta para ajudar mas só após um pedido oficial dos governos, divulgou o periódico italiano Il Giornale.


© AFP 2015/ ZEIN AL-RIFAI
Instrutores do Estado Islâmico têm passaportes dos EUA e do Reino Unido"O equilíbrio de forças tem mudado no Oriente Médio," escreveu a edição.

Após a guerra no Iraque de 2003 o país se tornou um protetorado de Washington. Mesmo assim, agora Bagdad está deixando o seu "libertador" e se virando para a Rússia.

O artigo sublinhou que este pedido foi resultado de ataques aéreos da coalizão liderada pelos EUA, que provaram ser pouco eficientes no combate contra o grupo terrorista Estado Islâmico. 

Recentemente, o governo iraquiano anunciou que poderia pedir a ajuda da Rússia, mas Moscou respondeu que só consideraria um pedido oficial.

A respectiva declaração foi feita pela presidente do Conselho da Federação da Rússia (Câmara Alta do Parlamento russo), Valentina Matvienko. Enquanto isso, o pedido oficial ainda não foi feito pela parte iraquiana.


© AP PHOTO/ FRENCH ARMY
Força Aérea francesa ataca Estado Islâmico na SíriaSegundo o artigo italiano, a mesma questão está sendo estudada no Afeganistão onde, durante o encontro com o líder da Chechênia, Ramzan Kadyrov, o vice-presidente Abdul Rashid Dostum pediu a ajuda russa na luta contra o terrorismo.



Desde 30 de setembro último, a pedido do presidente sírio Bashar Assad, a Rússia iniciou ataques localizados contra as posições do Estado Islâmico na Síria, usando aviões Su-25, bombardeiros Su-24M, Su-34, protegidos por caças Su-30SM.


© SPUTNIK/ MICHAEL ALAEDDIN
China não tem pressa de intervir na situação na SíriaSegundo os dados mais recentes, as Forças Aeroespaciais russas realizaram, desde o início da operação, cerca de 140 missões contra as posições dos terroristas, nomeadamente postos de comando, campos de treinamento e arsenais. Além disso, os navios da Frota do mar Cáspio lançaram 26 mísseis de cruzeiro contra os territórios controlados pelos jihadistas. A precisão de ataque é de cerca de 5 metros.



Os alvos dos ataques são estabelecidos com base nos dados de reconhecimento russo, sírio, iraquiano e iraniano. O embaixador sírio na Rússia, Riad Haddad, confirmou que as missões aéreas são realizadas contra organizações terroristas armadas, e não contra grupos da oposição política ou civis. Além disso, segundo ele, em resultado da operação da Força Aérea russa, já foi destruída cerca de 40% da infraestrutura do Estado Islâmico.


Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20151009/2381845/iraque-afeganistao-russia-estado-islamico.html#ixzz3oCVZhVfa

Nenhum comentário: