Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 26 de março de 2020

Que desafio!!!

Estou pronto a chorar com o senhor os filhos dos reis, contando que o senhor chore comigo, os filhos do povo! - Fala de uma personagem de Victor Hugo na obra  Os miseráveis.

Quando as misérias sociais atingiam apenas os filhos dos pobres, a grita da mídia, dos governos, dos médicos, do Ministério Público, do Judiciário, era quase nenhuma.
Porém quando a desgraça, personificada nesta virose fantástica, passou a atingir também a alguns ricos e a classe média, aos estudados e cultos, aos formadores de opinião, virou um berreiro só.
Um ser ínfimo, o corona vírus, mostrando à humanidade que as diferenças, das quais tantos tolos orgulham-se, nada significam diante da morte. 
O corona não poupa arianos, judeus, negros, amarelos, vermelhos, brancos, plebeus ou de sangue "azul", endinheirados ou miseráveis, cultos ou ignorantes, machos, fêmeas ou andróginos. 
Ele é o martelo impiedoso e qualquer um de nós pode virar farelo se tivermos alguma deficiência orgânica.
Portanto, esqueçamos as veleidades, o orgulho, as supostas diferenças: irmanemo-nos para resistir ao flagelo, sejamos crianças, jovens, adultos ou velhos, homens ou mulheres, de qualquer condição social e econômica. Nesta guerra, ninguém poderá dar-se ao luxo de proclamar-se independente, dispensando a ajuda alheia, por mais singela que possa parecer. 
Unamo-nos para chorar, inevitavelmente, tanto o passamento de  membros das famílias de elite, quanto de burgueses, ou da predominante gente mais simples.
Festejar a má sorte alheia, seja lá quem for, e a dor dos seus parentes, é um sentimento mesquinho, indigno de qualquer ser humano.

Nenhum comentário: