Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 28 de junho de 2013

General reformado dos EUA é investigado por divulgar informação classificada



Washington, 27 jun (EFE).- Um general reformado dos Estados Unidos está sendo investigado pelo vazamento de informação classificada sobre um ataque cibernético ao programa nuclear do Irã, informou nesta quinta-feira a emissora "NBC".

A "NBC", que cita fontes jurídicas, disse que o general reformado James Cartwright, de 63 anos, está sendo investigado por supostamente divulgar informações sobre um ataque dos EUA à rede de instalações nucleares do Irã com um vírus de computador chamado Stuxnet.

Em junho de 2012, o jornal "The New York Times" publicou que Cartwright concebeu e dirigiu essa operação cibernética, chamada "Jogos Olímpicos", durante a Presidência de George W. Bush.

O atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ordenou um aumento desses sofisticados ataques para sabotar as instalações nucleares do Irã, de acordo com o "New York Times".

A última série de ataques cibernéticos americanos contra esse país "pôs temporariamente fora de serviço umas mil centrífugas das 5 mil que o Irã estava utilizando para enriquecer urânio".

O vazamento dessa informação "foi muito prejudicial", segundo o ex-congressista da Califórnia Jane Harman.

Ao indagar a origem do vazamento, o FBI se concentrou primeiro na Casa Branca, mas as investigações levaram a Cartwright no final do ano passado, segundo a "NBC".

Fonte: UOL

Nenhum comentário: