Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Morre o maçom mais antigo de Santa Catarina


Ruy Olympio de Oliveira atuava na maçonaria catarinense há 66 anos

Ruy Olympio de Oliveira atuou por 66 anos na maçonaria, 43 deles na Capital

Natural de Joinville, o aposentado Ruy Olympio de Oliveira era tido como o maçom mais antigo da história de Santa Catarina. Ele morreu às 10h deste domingo.

Oliveira era orador da loja maçônica Campos Lobo do Grande Oriente do Brasil, em Florianópolis. Ruy, 85 anos, lutava contra um câncer de estômago e estava internado havia mais de uma semana no Hospital de Caridade. Segundo a família do catarinense, ele estava sendo submetido a tratamentos cirúrgicos e já havia retirado uma parte do estômago há um ano.

Ele atuou durante 66 anos no Estado — 43 anos só na instituição de Florianópolis. Ruy era o orador da instituição, cargo que exerceu durante décadas. Além disso, também fundou lojas maçônicas pelo Estado e fazia parte da Academia Maçônica de Letras — na qual escreveu livros e outras publicações sobre o assunto.

— Ele era uma pessoa de uma simplicidade imensa, de uma fraternidade extrema. Só pelo fato de ser o maçom mais antigo de Santa Catarina, é uma grande perda — conta Arneide Favero, colega de Ruy durante 15 anos e secretário do Grande Oriente do Brasil SC.

Ruy Olympio de Oliveira também foi membro do Ministério Público catarinense como procurador da justiça e corregedor geral. Além disso, foi o fundador do Grupo de Escoteiro Duque de Caxias, em Indaial, na década de 1960. 

O catarinense, que morava na Capital, deixa dois filhos, quatro netos e um bisneto. O enterro ocorrerá na manhã desta segunda-feira, às 10h, no Cemitério Jardim da Paz.
DIÁRIO CATARINENSE

    Nenhum comentário: