Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Irã abre caminho para processar EUA por golpe de 1953



SAMY ADGHIRNI
DE TEERÃ


O Parlamento do Irã deu ontem o primeiro passo rumo a uma ação judicial contra os EUA pelo golpe de Estado que derrubou, há 60 anos, o governo democraticamente eleito do premiê Mohamed Mossadegh.

A medida surge uma semana após a divulgação de documentos que provam a autoria de Washington no golpe tido como ato fundador do sentimento antiamericano no Irã.

Dos 196 deputados presentes na sessão, 167 aprovaram a criação de uma comissão que deverá apresentar, até fevereiro, relatório sugerindo opções jurídicas para processar o Estado americano.

Não está claro se a ação visa compensação financeira.

"O comportamento opressivo dos EUA [em 1953] mostra que a nação iraniana dever erguer-se e buscar os seus direitos", disse o deputado Mahdi Mousavinejad.

Já o deputado Mohammad Mahdi Rahbari votou contra a comissão alegando que ela "não trará benefícios" ao Irã.

O papel da CIA no golpe contra Mossadegh foi confirmado em documentos oficiais divulgados pelo Arquivo de Segurança Nacional dos EUA.

"O golpe militar que derrubou Mossadegh [...] foi realizado sob direção da CIA como um ato de política externa americana concebido e aprovado pelas mais altas instâncias do governo", diz o texto, liberado em virtude da lei de acesso à informação.

Americanos e britânicos derrubaram Mossadegh em agosto de 1953 em represália à decisão do premiê de nacionalizar a indústria de petróleo do Irã. A nacionalização visava equilibrar o lucro obtido com a commodity, já que iranianos recebiam apenas 17% das receitas.

EUA e Reino Unido também temiam que, em plena Guerra Fria, Mossadegh planejasse adotar o comunismo no Irã.

Espiões americanos infiltrados no país conseguiram criar caos financiando ações de vandalismo e corrompendo clérigos e políticos. A operação, conhecida como Ajax, também teve campanha de difamação na mídia iraniana.

Mossadegh foi preso e o xá Mohamed Reza Pahlavi, alinhado ao Ocidente, recuperou plenos poderes. Ele reinou até ser varrido do poder pela revolução de 1979.

O atual regime iraniano, embora desconfortável com a figura de Mossadegh, que não era religioso, cita o golpe como prova definitiva das supostas más intenções do Ocidente em relação ao Irã.

Fonte: FOLHA DE SP

Nenhum comentário: