Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Militar dos EUA pede desculpa por 'covardia' de massacre no Afeganistão




Em março de 2012, Robert Bales matou 16 civis afegãos desarmados, incluindo mulheres e crianças, em Kandahar



Um militar norte-americano condecorado que matou 16 civis afegãos desarmados no ano passado pediu desculpas nesta quinta-feira perante a Justiça, descrevendo os crimes como "um ato de covardia".

Robert Bales (à esquerda) em foto tirada em agosto de 2011 durante treinamento em Fort Irwin, na Califórnia


O sargento Robert Bales, que passou quatro temporadas em combate no Iraque e Afeganistão, confessou em junho o massacre de março de 2012 na Província de Kandahar, que teve como vítimas principalmente mulheres e crianças. A confissão o poupou da pena de morte .

Cabe agora a um júri composto por seis militares decidir se ele será sentenciado à prisão perpétua ou se terá direito a sursis após 20 anos.

"Lamentar não é bom o bastante, mas lamento", disse Bales na audiência desta quinta-feira num quartel no Estado de Washington, no oeste dos EUA. "O que eu fiz foi um ato de covardia."

A defesa alegou que Bales sofreu uma crise nervosa por causa da pressão da sua missão final ao Afeganistão e que, mesmo antes de ir para lá, ele já sofria de transtorno do estresse pós-traumático e lesão cerebral.

Fonte: ULTIMO SEGUNDO

Nenhum comentário: