Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 16 de março de 2014

As obras e o caso Schneerson


Detalhe de óleo sobre tela (1835 - 1840) do artista Heinrich Buerkel, roubado por tropas americanas em 1945 e que foi devolvido junto a outras 11 obras em 2010 à Alemanha


Foto de 1945 - As Graças no Jardim das Hespérides - Peter Paul Rubens
A obra foi roubada pela unidade especial do gabinete de políticas exteriores da Alemanha nazista


"A recepção do embaixador francês Jacques-Vincent Languet, Comte de Gergy, no Palácio dos Doges" – Canaletto
Obra na posse do Hermitage, proibida para empréstimo aos EUA


"O fumante" (1890-1892) – Cézanne
Obra de posse do Hermitage, proibida o empréstimo ao Museu Metropolitano de Arte


Em 2005, o Museu de Belas Artes Pushkin, apresentou em exposição algumas obras
capturadas por tropas soviéticas na Alemanha


Desde o início dos anos 1990, os judeus hassides exigem da Rússia uma coleção de antigos livros e documentos religiosos. A biblioteca do líder da comunidade hassídica Lubavitch, o rabino Yitschac Schneerson, um judeu nascido na Rússia, começou a ser formada ainda no século XVIII. Hoje, ela inclui 12.000 livros e 50.000 documentos raros. O movimento Chabad conseguiu uma decisão judicial nos Estados Unidos que confirma a sua propriedade da biblioteca, mas o governo russo contesta a autoridade do tribunal dos EUA para se pronunciar sobre o assunto. Em 1950, Schneerson morreu em Brooklyn sem deixar testamento sobre o destino da biblioteca.


Não obstante, foi realizada em agosto de 2010 em Washington uma sessão do Tribunal Federal, na qual o pleito foi vencido pelos Hasides. O ministro da Cultura da Rússia, Aleksandr Avdeev, qualificou aquele caso jurídico como “um absurdo”. E argumentou:

A Justiça americana adjudicou a “Coleção Schneerson” a uma organização não governamental dos Estados Unidos, embora segundo o Direito Internacional um Estado não pode ser sujeito a julgamento – sustenta o ministro russo. – Fizemos todas as demarches jurídicas para explicar que o assunto cabia ao Direito Internacional, e não ao Direito interno de um país, e que se os senhores queriam nos processar, por favor, podiam nos processar no território da Rússia.




Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, a “Biblioteca Schneerson”, há muito está nacionalizada na Rússia, jamais pertencera a nenhuma organização judaica dos Estados Unidos. 


Em março de 2011 a colaboração cultural russo-americana começou a se deteriorar. A situação tensa tinha a ver com as garantias governamentais mútuas de devolução das peças emprestadas a museus, tanto de um lado como do outro. Esse transtorno ocorrido no intercâmbio cultural russo-americano foi exatamente devido à decisão tomada pela Justiça dos Estados Unidos em relação à chamada “Coleção Schneerson”


Já um ano depois em julho de 2012, o veleiro russo Sedov não pode entrar no porto de São Francisco devido à ameaça de apreensão. A apreensão por parte de autoridades do navio, que fazia uma viagem de circunavegação, está relacionada com a disputa sobre a chamada Biblioteca de Schneerson. Os veleiros russos, em particular o Sedov, são objetos muito tentadores em termos de negócios. Atualmente, ele é estimado em 120-130 milhões de dólares.


Na quarta-feira (16.01.2013), o Tribunal do Distrito de Columbia ordenou o governo russo a pagar 50 mil dólares por dia até a data de retorno da coleção aos Hasids americanos.

O movimento religioso judaico Chabad-Lubavitch, como uma "medida provisória", exigiu a prisão da propriedade estatal russa nos EUA.

Agora a disputa sobre a Biblioteca Schneerson que consite em 12.000 livros antigos e 50.000 documentos raros, incluindo 381 manuscritos, poderá ser resolvida pelo tribunal arbitral de Haia, anunciou esta sexta-feira um advogado da empresa Muranov, Chernyakov e parceiros, Dmitri Davydenko.


O argumento é que o Tribunal estadunidense não é capaz de decidir o destino do imóvel situado no território da Rússia (a coleção) e pertencente ao país.

Segundo a lei russa, as disputas sobre a propriedade de tais bens estão sujeitas apenas à jurisdição dos tribunais russos. O tribunal norte-americano não teria o direito de tomar uma decisão contra um Estado soberano, como o direito internacional prevê que "um igual não tem jurisdição sobre o seu igual".


QUEM ERA SCHNEERSON


Rabi Levi Yitschak Schneerson nasceu na cidade de Podrovnah (perto de Gomel) em 1878, filho de Rabi Baruch Schneur e Rebetsin Zelda Rachel Schneerson. Seu trisavô foi o 3º Rebe de Chabad, Rabi Menachem Mendel de Lubavitch.


Em 1900, Rabi Levi Yitschak casou-se com Rebetsin Chana Yanovski, cujo pai, Rabi Meir Shlomo, era o rabino da cidade russa de Nikolayev. Em 1902, nasceu seu filho mais velho, Menachem Mendel, que mais tarde seria conhecido como o Rebe de Lubavitch.


Rabi Levi Yitschak viveu em Nikolayev até 1909, quando foi designado para atuar como Rabino de Yekatrinoslav (atualmente, Dnepropetrovsk). Em 1939 foi preso pelo regime comunista pela sua corajosa resistência contra os esforços do partido para erradicar o estudo judaico e sua prática na União Soviética. Após mais de um ano de tortura e interrogatórios nas famosas prisões de Stalin, ele foi condenado ao exílio no interior da Rússia, onde faleceu em 1944.

POR TRÁS DOS FATOS

O fato é que os grandes museus, não só da Rússia, como os dos Estados Unidos, dos países europeus etc. etc., estão abarrotados de obras de arte que não lhes pertencem. Grande parte são despojos da Primeira e da Segunda Guerra Mundial.


Se a moda pega, a Rússia estaria com sérios problemas. As disputas com a Alemanha, por exemplo, têm prejudicado as relações entre os dois países desde o término da guerra. Em 2000, supunha-se que, em depósitos secretos, os russos mantinham mais de 200 mil obras, 2 milhões de livros e 3 km de material de arquivo [Ufa! Haja depósito secreto!].

A Alemanha, por seu lado, tem telhado de vidro. Os saques feitos por Hitler foram enormes. O ditador alemão tinha plano de construir um museu em sua cidade natal, Linz (Áustria).

A questão da arte como despojo da Segunda Guerra Mundial esteve em seu auge nos anos 2000, mas, ao que parece, com a questão Estados Unidos x Rússia, o tema volta à pauta do dia.

Fontes :
http://portuguese.ruvr.ru/2011/03/04/46949490.html
http://portuguese.ruvr.ru/2012_07_02/veleiro-russo-sedov-eua-detencao/
http://portuguese.ruvr.ru/2013_01_18/Haia-poder-resolver-disputa-sobre-Biblioteca-Schneerson/
http://mol-tagge.blogspot.com.br/2011/05/arte-despojos-guerra-russia.html
http://www.pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/1923953/jewish/Rabi-Levi-Yitschak-Schneerson-o-pai-do-Rebe.htm
http://www.bbc.co.uk/russian/international/2013/01/130116_us_russia_lubavitch_books_fine.shtml
http://www.bbc.co.uk/russian/multimedia/2013/01/130117_rgb_hasidic_bpoks.shtml

Fonte: COISAS JUDAICAS

Nenhum comentário: