Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 15 de março de 2019

TOKAJI - O vinho mais caro do mundo é da Hungria

Cortesia de Tokaji Real
De CLAY DILLOW
9 de março de 2019


Quanto custa pagar por uma garrafa de vinho? Uma recém-lançada garrafa de US $ 40.000 de vinho de 2008 está entre os vinhos mais caros do mundo no lançamento. Mas o vinho em questão não é um Amarone ou um raro Bordeaux francês. Este vinho Tokaji Essencia vem do sopé dos Cárpatos, no nordeste da Hungria, onde uma das mais antigas e lendárias regiões vinícolas da Europa está realizando um improvável retorno após um século de tumultos que praticamente destruiu sua indústria vinícola.

O alto preço deste frasco de liberação especial deriva do custo de produção e da escassez. Para produzir uma única magnum da doce e melosa Essencia que o enólogo húngaro Royal Tokaji está vendendo agora por € 35.000, um pop pode exigir mais de 400 libras de uvas, sem mencionar uma longa maturação. Cada uva deve ser colhida à mão, colocando Essencia entre os vinhos mais intensivos em trabalho do mundo.

Como resultado, apenas 18 garrafas desta safra de 2008 muito especial chegarão a compradores, o que poderia torná-lo uma espécie de baleia branca para colecionadores de vinho sérios. "2008 é reconhecida como uma safra excepcional, e Essencia é o tipo de vinho que pode envelhecer por 100 anos ou mais", diz Tom Hudson, diretor da Farr Vintners, com sede em Londres, maior fornecedora de vinhos finos da Grã-Bretanha. “Eu acho que a razão pela qual eles estão fazendo isso é que eles têm algo essencialmente único - é um tipo de coisa de edição limitada e muito exclusiva.”

Isso é especialmente verdade, considerando que a quantidade de Essencia disponível no mercado é limitada para começar. Os vinhos doces produzidos na região Tokaji da Hungria contam com o molde botrytis cinerea - ou a chamada “podridão nobre” - para secar as uvas na videira, murchando-as como passas e aumentando as concentrações de açúcar no processo (o mesmo processo que explica outros vinhos doces como Sauternes franceses). As chamadas uvas Aszú devem ser colhidas manualmente, após o que o sumo açucarado é adicionado a um vinho base para fermentação. A partir daí, os produtores de vinho mexem com vários estilos e níveis de doçura, produzindo um amplo espectro de vinhos Aszú.

Essencia difere de outros vinhos Tokaji Aszú em que é feito inteiramente a partir do suco de frutas Aszú, sem vinho base na mistura para diluir a sua doçura. Os altos níveis de açúcar do líquido que vem das uvas Aszú fazem uma fermentação muito longa, com duração de até oito anos (versus apenas dias ou semanas para a maioria dos vinhos) e alcança apenas 2-4% de álcool. Nem toda safra produz uvas Aszú de qualidade suficientemente alta para tornar este processo valioso, portanto, os cachos de Essencia só aparecem com a frequência que a natureza permite. Quando o fazem, o líquido no seu interior é tão rico e saboroso que é tipicamente servido em pequenas doses através de colheres de cristal e não em copos.

Antes do final do século XIX, os vinhos Aszú da Tokaji gozavam de uma reputação em toda a Europa, como o melhor vinho que o dinheiro poderia comprar. Luís XIV chamou-o de "o vinho dos reis, rei dos vinhos". Muitos acreditavam que ele tinha propriedades medicinais, e o Vaticano supostamente guardava garrafas nas mesinhas-de-cabeceira dos Papas. Os vinhos Tokaji Aszú são referenciados no Drácula de Bram Stoker e no hino nacional da Hungria. "Tokaji encontrou a fama muito cedo", diz Charlie Mount, diretor administrativo da Royal Tokaji. "E depois, claro, sofreu um trágico século 20".

Essa tragédia começou a sério na eclosão da Primeira Guerra Mundial, que acabou resultando no colapso do Império Austro-Húngaro. As coisas pioraram após a Segunda Guerra Mundial, quando um regime comunista soviético assumiu o poder e coletivizou as operações de vinificação. Os padrões de qualidade despencaram e, com a queda da Cortina de Ferro, em 1989, o "rei dos vinhos" e as tradições e técnicas que a produziam eram, em grande parte, uma nota histórica.

Uma vista aérea da vinha durante a colheita. 
Cortesia de Tokaji Real

Nos anos seguintes, os vinhedos retornaram à propriedade de famílias ou a interesses locais independentes. Os produtores de vinho - apoiados por um influxo de investimento estrangeiro - têm procurado restaurar a reputação da Hungria não apenas por produzir uma classe de elite de vinhos finos, mas também por engarrafar vinhos de qualidade, incluindo os tintos secos e brancos mais familiares ao consumidor médio de vinho. Depois de quase três décadas dedicadas a restaurar videiras e reaprender os melhores métodos para expressar o terroir único da Hungria, os vinicultores húngaros agora engarrafam excelentes expressões de uvas nativas com nomes como Furmint, Hárslevelű e Sárgamuskotály - variedades amplamente desconhecidas para a maioria dos consumidores ocidentais.


Colocar a mais cara garrafa de vinho recém-lançado na memória é uma maneira de colocar a Hungria em geral e a Tokaji em particular de volta ao mapa, diz Mount. Não faz mal que qualidades como “doce”, “raro” e “caro” marquem muitas caixas para uma nova geração de consumidores vorazes de vinho emergindo na China, um mercado de exportação em rápido desenvolvimento para os produtores europeus de vinho. O maior cliente privado da Royal Tokaji para suas outras safras da Essencia está em Xangai, e a primeira garrafa da nova garrafa de lançamento de US $ 40 mil já foi enviada para Pequim.

"Tudo o que fizemos desde [1990] foi em busca de devolver o vinho ao seu lugar de direito", diz Mount, e com este lançamento o Royal Tokaji está virando a esquina. “No início do século 21, Tokaji Aszú foi mais uma vez o vinho mais caro do mundo. Isso realmente é dizer ao mundo com muita confiança: 'Tokaji está de volta' ”.

Uma versão deste artigo aparece na edição de fevereiro de 2019 da revista Fortune, com a manchete “A Hungria, não a Borgonha, produz o vinho mais caro do mundo”.

Fonte: http://fortune.com/2019/03/09/most-expensive-wine-hungary/

Nenhum comentário: