Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 14 de março de 2019

Quem ordenou o assassinato de Marielle Franco?



Encontrar quem ordenou sua morte é fundamental para a causa política mais importante do nosso tempo: parar o autoritarismo no Brasil


Qui 14 mar 2019 10.00 GMTÚltima modificação: Qui 14 Mar 2019 11.51 GMT

 
Uma imagem da ativista assassinada e vereadora Marielle Franco, no Rio de Janeiro. Foto: Sergio Moraes / Reuters


ESTAquinta-feira marcará um ano desde que minha amiga e colega Marielle Franco foi assassinada. A execução de um político eleito e ativista de direitos humanos na cidade do Rio de Janeiro destacou como o crime e a política fortemente entrelaçados se tornaram uma das principais cidades brasileiras.

Segundo a ONG Global Witness, mais ativistas de direitos humanos são mortos no Brasil do que em qualquer outro lugar do mundo - e isso em um momento em que nosso país mais uma vez mostra um declínio nos indicadores sociais. Em tempos como estes, os defensores dos direitos humanos são figuras que devemos valorizar.

Marielle foi executada por um grupo conhecido como "The Crime Bureau" - uma organização obscura e ilusória que comete assassinato a pedido de políticos, criminosos, "milícias" paramilitares de direita - e quem quer que tenha algumas centenas de milhares de reais para pagar o assassinato de alguém que eles não gostam.

Desta vez, eles mataram uma mulher nobre que defendeu as melhores causas - uma ativista que colocou sua vida e poder político a serviço daqueles que foram historicamente oprimidos em uma sociedade assolada por profunda desigualdade. 

Além de saber quem puxou o gatilho da arma que matou Marielle, devemos saber quem ordenou o crime

Durante as investigações sobre o assassinato de Marielle, houve fortes sinais de que forças poderosas estavam agindo para impedir a solução do caso. Em seguida, a Polícia Federal investigou a conduta da Polícia Civil - uma investigação da investigação - e o caso tomou outro rumo. A prisão, na terça-feira, dos dois homens suspeitos de realizar o assassinato, fazia parte dessa mudança.

É crucial que o caso seja resolvido a fim de impedir mais ataques aos direitos fundamentais dos membros mais vulneráveis ​​de nossa população - e garantir que os políticos possam continuar fazendo seu trabalho no Brasil.

É por isso que, além de saber quem puxou o gatilho da arma que matou Marielle, devemos saber quem ordenou o crime.

Os laços estreitos entre milícias ilegais e políticos no Rio de Janeiro representam uma violação extraordinariamente séria de nossa democracia. Nas horas que se seguiram às prisões dos supostos assassinos nesta semana, uma fotografia começou a circular nas mídias sociais mostrando o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro , abraçando um desses homens.

Por si só, isso não prova qualquer ligação entre o presidente e sua família e o assassinato de Marielle. Mas a facilidade com que uma fotografia mostrando Bolsonaro com um membro da milícia foi encontrada é extremamente preocupante.

Quando o filho mais velho do presidente, Flávio, era deputado estadual no Rio, ele empregou a esposa e a mãe de um ex-policial fugitivo que foi acusado de administrar o Departamento de Crimes.

Descobrir quem ordenou o assassinato de Marielle é a chave para a causa política mais importante do nosso tempo: parar o autoritarismo no Brasil. Com isso, surge a possibilidade de um movimento democrático que nos ajude a superar o estado atual das coisas.

A prisão dos dois supostos assassinos foi um primeiro passo crucial, mas crucial. Agora, o próximo passo - e muito mais importante - deve ser dado. Este caso não será encerrado com a prisão de quem puxou o gatilho.

No ano passado, fizemos duas perguntas repetidas vezes.

Uma dessas perguntas pode ter sido respondida. Mas o outro continua sem solução: quem ordenou o assassinato de Marielle Franco?

  • David Miranda é deputado federal pelo partido do socialismo e da liberdade do Brasil
Fonte: https://www.theguardian.com/commentisfree/2019/mar/14/marielle-franco-murder-brazil

Nenhum comentário: