Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 14 de março de 2019

Cidade espanhola perde 46 mil quilos por ano em iniciativa de estilo de vida saudável


Por Marta Rodriguez Martinez e Michael-Ross Fiorentino • Última atualização: 19/02/2019

A cidade espanhola de Narón lançou no ano passado uma iniciativa pioneira de estilo de vida saudável para ajudar seus quase 40 mil moradores a libertarem 100.000 quilos coletivos em um período de dois anos.

Até agora, está funcionando, já que a cidade galega perdeu mais de 46.000 quilos no ano passado.

As autoridades de saúde Narón, no noroeste da Espanha, decidiram em 2018 que seus moradores poderiam compartilhar um objetivo comum de perder 100.000 quilos através da alimentação saudável, exercícios e monitoramento médico.

Carlos Piñeiro, o médico responsável pelo projeto, disse ao Euronews que os participantes cumpriram metade dos objetivos e agora estão procurando expandir o número de participantes além dos 7.200 registrados oficialmente.

Os restaurantes têm ajudado oferecendo cardápios mais leves, enquanto as escolas ensinam as crianças a educar suas famílias sobre hábitos saudáveis.

Piñeiro contou ao Euronews sobre um grupo de avós que estavam se perguntando o que as crianças estavam sendo ensinadas nas escolas porque seus netos estavam se recusando a comer batatas fritas.

"Os filhos de Narón são pesquisadores de seu ambiente sobre que tipo de dieta se adapta à família e quanto eles são capazes de andar", disse o médico.

Entre os adultos, os resultados de seus vizinhos também estão se tornando um fator motivador.

"Há um efeito de atração", disse Piñeiro.
Há um ano, numa escala, Marián Ferreira, junto com seus conselheiros, apelou aos vizinhos para se juntarem ao programa. A soma total foi de 1.174,5 quilos. Câmara Municipal de Narón
'Admissões hospitalares abaixo de 48%'

Obesidade na região da Galiza afeta 19,18% da população, que está acima da média espanhola de 17,03%, segundo o Instituto Galego de Estatística.

Em Narón, cerca de 3.000 são obesos, segundo Piñeiro.

"Nossa cidade tinha uma taxa entre as mais baixas da Galícia, mas a Galícia ainda tem uma taxa muito alta de obesidade", disse ele.

O médico insistiu que o objetivo do programa não é perder peso, mas promover um estilo de vida mais saudável.

Piñeiro disse que os participantes não devem perder mais do que 5% de seu peso por motivos de saúde, mas que "curiosamente esse número está sendo superado" porque "eles estão fazendo a dieta com rigor e seriedade".

O grupo que o desafio teve o maior impacto positivo parece ser o idoso.

Composto por 276 idosos participantes, as internações hospitalares da cidade foram reduzidas em 48% no último ano.

Piñeiro explicou que este grupo segue um rigoroso plano de atividades como a dança e a ginástica terapêutica, nadando a cada dois dias e completando 8 quilômetros de caminhadas diárias.

Aspirando ser a capital européia da dieta atlântica

A gastronomia tradicional de Narón, a dieta atlântica, é uma das bases do projeto.

O pessoal médico está promovendo uma alimentação saudável entre seus pacientes, enquanto a dieta também está sendo apoiada por produtores locais e marisqueiras.

Nas margens do Oceano Atlântico, a dieta inclui uma variedade de peixes e frutos do mar, como moluscos, pescada, pregado, ostras e cracas.

Piñeiro disse que alguns chefs estão produzindo versões mais leves e saudáveis ​​de pratos tradicionais altamente calóricos.

"O objetivo é ser a capital gastronômica européia da dieta atlântica", explicou Piñeiro.

Além dos números da escala, Piñeiro disse que o mais positivo é que o povo de Narón está orgulhoso do que realizou até agora.

Fonte: https://www.euronews.com/2019/02/19/spanish-town-loses-46-000-kilos-in-a-year-in-healthy-lifestyle-initiative

Nenhum comentário: