O historiador Jan Gross instrui os leitores sobre como reconhecer os judeus.
Um jornal de direita, com distribuição nacional na Polônia, publicou em sua primeira página um artigo que instrui os leitores sobre "como reconhecer um judeu".
O jornal polonês, Tylko Polska ou “Somente Polônia”, lista em sua primeira página os “nomes, características antropológicas, expressões, aparências, traços de caráter, métodos de operação e atividades de desinformação”. O texto também destaca a frase: “Como derrotá-los? Isso não pode continuar!”.
O jornal traz a manchete: "Ataque à Polônia em uma conferência em Paris" e refere-se à conferência de estudos sobre o Holocausto realizado no mês passado, no qual nacionalistas poloneses reclamaram que os palestrantes eram anti-poloneses. Esse artigo apresenta uma foto de Jan Gross, um estudioso polonês-judeu, da Universidade de Princeton que fala sobre a cumplicidade polonesa no Holocausto e um alvo frequente de ataques nacionalistas. A Polônia é citada por Leszek Bubl, um candidato político-nacionalista periférico e, em algumas ocasiões, um músico que fala sobre rabinos “raivosos”.
O jornal foi distribuído no Sejm, à câmara baixa do parlamento polonês, como parte do pacote de periódicos da semana. Micha? Kami?ski, legislador conservador, protestou contra o artigo e sua presença no Sejm, segundoreportagem do site Polsat.
O Centro de Informações do Sejm respondeu que “a chancelaria do Sejm solicitará a remoção da publicação do kit de imprensa”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário