Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 20 de março de 2019

Encontrados vestígios de pesticidas em 70% dos produtos frescos vendidos nos EUA



20.03.2019 às 13h30 


Justin Sullivan/Getty Images 
A maior quantidade de pesticidas foi encontrada em alimentos como morangos, espinafres e couves. O pesticida mais encontrado, o Dacthal, encontra-se banido na Europa e foi classificado como potencialmente cancerígeno nos Estados Unidos 



Cerca de 70% dos produtos frescos vendidos nos Estados Unidos contêm resíduos de pesticidas mesmo depois de terem sido lavados. A informação foi divulgada esta quarta-feira pelo Environmental Working Group, organização sem fins lucrativos com sede nos EUA, depois de uma análise a dados do Departamento de Agricultura norte-americano. 

Segundo a organização, a maior quantidade de pesticidas foi encontrada em alimentos como morangos, espinafre e couve. Do outro lado do espectro, com menor quantidade de vestígios, estão os abacates, o milho e os ananasess. 

Mais de 92% da couve testada continha dois ou mais vestígios de pesticidas e foram encontradas até 18 substâncias diferentes numa única amostra de couve cultivada de forma convencional. O pesticida mais encontrado, o Dacthal –presente em quase 60% das couves analisadas – encontra-se banido na Europa e foi classificado como potencialmente cancerígeno nos EUA. 

“Defendemos que comer frutas e vegetais frescos deve fazer parte da dieta alimentar, sendo eles cultivados de forma convencional ou orgânica. No entanto, ingerir alimentos onde estejam presentes vários pesticidas pode ter efeitos adversos”, alerta Alexis Temkin, do Environmental Working Group, enumerando outros produtos onde foram encontrados tais substâncias, como uvas, cerejas, maçãs, tomates e batatas. 

Apesar de haver cada vez mais estudos sobre o tema, vários especialistas têm dito que é difícil saber exatamente a que pesticidas as pessoas estão expostas no seu dia a dia, e em que quantidades. Também não se conhecem exatamente os efeitos adversos da sua combinação em diferentes produtos. 

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla no original), a exposição a pesticidas poderá causar uma série de efeitos ao nível da saúde, “nomeadamente no sistema nervoso, irritação dos olhos e da pele, cancro e distúrbios endócrinos”. “Os riscos para a saúde associados à exposição a pesticidas dependem da toxicidade destas substâncias e da quantidade a que cada pessoa for exposta, assim como o período de tempo”. 

A Agência de Proteção Ambiental dos EUA tem definidas regras para o uso de pesticidas, mas essas regras não previnem que os consumidores sejam expostos a estas substâncias, nomeadamente através da sua alimentação, refere o britânico “The Guardian”. 

Atualmente, a referida agência luta em tribunal para banir os clorpirifós, um pesticida que está associado ao desenvolvimento de doenças nas crianças, tendo recentemente, no entanto, encurtado a sua lista de critérios no que diz respeito aos tipos de exposição que podem ser considerados prejudiciais para a saúde.

Fonte: https://expresso.pt/internacional/2019-03-20-Encontrados-vestigios-de-pesticidas-em-70-dos-produtos-frescos-vendidos-nos-EUA#gs.1t408y

Nenhum comentário: