Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 14 de março de 2019

Vídeo sugere que Willie McCoy não estava acordado quando a polícia atirou nele, diz a família

Imagens da morte do rapper californiano em um Taco Bell contradizem a narrativa policial, dizem parentes que a viram


Sam Levin em Oakland

Qui 14 mar 2019 11.00 GMTÚltima modificação em Qui 14 Mar 2019 11.02 GMT


 
Imagens do tiroteio de Willie McCoy não foram divulgadas publicamente. Foto: Cortesia David Harrison


Willie McCoy, o rapper de 20 anos morto pela polícia de Vallejo , não parecia estar acordado quando os policiais começaram a atirar dentro de seu carro, segundo membros da família que assistiram a imagens da polícia sobre o crime na quarta-feira.

McCoy, cuja morte em um drive-drive em Taco Bell provocou indignação nacional , pareceu mover a mão em seu sono para coçar o ombro antes que os seis oficiais abrissem fogo e o matassem com uma enxurrada de balas, disse sua família ao Guardian logo após assistir o vídeo.

"Eles o mataram durante o sono", disse David Harrison, primo de McCoy, que era um dos três parentes que assistiram ao vídeo do assassinato de 9 de fevereiro . “Ele coçou o braço em seu sono… E eles o assassinaram. Não há justificativa.

Autoridades da Vallejo trouxeram a família para mostrar as filmagens pela primeira vez na tarde de quarta-feira, mas impediram que o advogado a visse e não divulgaram nenhum vídeo.

A vida e a morte do rapper Willie McCoy, "executado" pela polícia

Consulte Mais informação

Um porta-voz da polícia disse ao Guardian que McCoy “não estava dormindo durante todo o incidente”, escrevendo em um e-mail: “Ele acordou sozinho e sentou-se, alcançou a pistola quando os policiais disseram para mostrar a eles mãos, então os policiais atiraram. ”O porta-voz se recusou a compartilhar o vídeo.

A família disse que a filmagem em close do encontro contradiz partes da narrativa do departamento de polícia.

A polícia disse que os policiais estavam respondendo a um telefonema sobre um homem "caído" em seu carro em um Taco Bell, e que quando eles chegaram, eles o acharam "indiferente". O departamento alegou que seis policiais atiraram contra McCoy por “medo de sua própria segurança” quando ele “moveu as mãos rapidamente para baixo” por uma arma no colo.

Mas Marc McCoy, o irmão mais velho de Willie, que também assistiu a filmagem, disse que não viu Willie abrir os olhos, ele não pareceu em qualquer momento estar alerta, e ele pode ter grogue se mexido pouco antes de ser morto. Os policiais também estavam conversando calmamente antes do tiroteio e não pareciam fazer qualquer tentativa de acordá-lo ou dar ordens até o movimento de sua mão para se coçar, Marc disse: “Eles nunca pareceram ameaçados. Eles nunca temeram por suas vidas ... Nunca houve qualquer tentativa de resolver isso de maneira pacífica. ”

Play Video
1:59 Amigos falam sobre o assassinato da polícia de Willie McCoy - video

Antes de abrir fogo, os policiais também notaram um ao outro que a arma não tinha um clipe, o que significava que poderia estar vazia ou no máximo ter uma bala na câmara, disse a família. Enquanto Willie ainda dormia, um oficial disse a outro oficial: "Se ele se move ..." e depois gesticulou com a cabeça de uma forma que parecia sinalizar: "Você sabe o que fazer", contou Harrison.
Advertisement


“Não havia como Willie sair naquele dia, ponto final. Ele não ia sair vivo. Eles decidiram ”, acrescentou o treinador de 48 anos, que ajudou a criar Willie.

Imagens de testemunhas filmadas à distância que se espalharam dias após o assassinato capturaram uma repentina e rápida sucessão de balas por alguns segundos, seguidas pelos policiais gritando: “Deixe-me ver suas mãos! Levante as mãos!"

Os policiais nunca tentaram deixar claro para Willie que eles eram policiais, acrescentou Marc. Na reunião de quarta-feira, ele perguntou aos funcionários qual era o protocolo deles para esse tipo de situação, e eles disseram que "o processo deles foi desescalar", lembrou ele.

“Eles não diminuíram. Eles causaram violência ”, disse Marc.

O porta-voz da polícia não respondeu às perguntas do Guardian sobre a lembrança da família sobre as ações dos oficiais e comentários sobre o vídeo.

Os policiais também disseram à família que o tiroteio foi justificado e que os policiais estavam de serviço, segundo a família. Harrison disse que perguntou se os policiais foram testados depois do tiroteio e que os oficiais responderam que o departamento não fez isso.

Melissa Nold, a advogada da família que esperou do lado de fora enquanto assistia a filmagem na quarta-feira, disse que o vídeo levantou novas questões sobre as táticas policiais quando eles se aproximaram do carro: “Não parece que existia algum plano… Você pode é só atirar em alguém quando ele se move.

Considerando suas descrições das filmagens, Nold acrescentou: “Eu não sei se Willie sabia o que estava acontecendo. Acho que ele se foi antes que ele tivesse alguma compreensão.

Parentes que viram o corpo de Willie disseram anteriormente que ele havia sido atingido por cerca de 25 tiros, incluindo no rosto, garganta, peito, orelhas e braços.

Willie era um rapper amado na Bay Area , e seus amigos e colaboradores disseram que sua carreira estava decolando quando a polícia o matou.

"Eu entendo por que eles não querem que os advogados o vejam e por que eles não querem divulgá-lo ao público", disse Harrison sobre as imagens, acrescentando: "Não parecia que alguém estava com medo de suas vidas ... Eles tinha intenções de matar Willie, foi o que eu vi nesse vídeo. ”

Fonte: https://www.theguardian.com/us-news/2019/mar/14/willie-mccoy-police-shooting-taco-bell-video

Nenhum comentário: