Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 26 de março de 2019

NÃO É MAIS O DEMÔNIO-VERDE? - EUA vota para liberar bancos a financiar indústria da maconha


Com a legislação atual, instituições financeiras evitam o negócio temendo riscos legais. Mercado faturou 10 bilhões de dólares em 2018 
Por Redação EXAME 
access_time 26 mar 2019, 06h46 - Publicado em 26 mar 2019, 06h22 more_horiz 




Maconha: 30 estados americanos já liberaram o comércio recreativo ou medicinal (Young Chang/Getty Images) 

A maconha já é um grande negócio nos Estados Unidos, mas pode subir de patamar nesta terça-feira. O comitê de serviços financeiros da câmara de deputados dos Estados Unidos irá se reunir hoje para votar uma proposta de lei que regula a participação de bancos como prestadores de serviço a empresas que comercializam cannabis para uso recreativo e medicinal. Apesar da crescente aprovação do uso da maconha no país, com a legislação que vigora hoje, instituições financeiras evitam participar do negócio temendo consequências legais. 

A votação que acontecerá hoje ocorre apenas seis semanas após o projeto de lei ter sido concebido, o que cria a expectativa de que, ao menos no comitê de finanças da câmara, o texto seja aprovado. O texto ainda será levado ao Senado, cujo a aprovação promete ser mais difícil. 

Mesmo que o projeto de lei seja aprovado em todas as instâncias e passe a valer, muitas questões ficarão em aberto. Embora a cannabis já tenha sido regularizada para consumo recreativo ou medicinal para cerca de 62% da população dos EUA, num somatório de 30 estados, a ausência de uma lei federal sobre a legalização da maconha faz com que as instituições financeiras, principalmente as de capital aberto, evitem mergulhar no lucrativo mercado. 

“A maioria dos bancos de capital aberto continuará a evitar atividades relacionadas à maconha até que a droga seja legalizada em nível federal”, disse Nathan Dean, analista sênior da Bloomberg Intelligence, sobre a possível aprovação da lei, que ficou conhecida como Safe Act. 

Ontem, frustrando as expectativas do governador de Nova Jersey Philip D. Murphy, o partido democrata não conseguiu obter o quórum necessário para legalizar o uso recreativo da maconha no estado, promessa que havia sido feita ainda durante a campanha de Murphy. 

Segundo a empresa de pesquisas New Frontier Data, o mercado da maconha legal faturou 10 bilhões de dólares nos Estados Unidos em 2018, com 250.000 empregos diretos gerados pelos país. Até mesmo gigantes como as fabricantes de bebidas Coca-Cola e ABInBev demonstraram interessem em criar produtos para o nicho. A previsão é que o mercado cresça 60% em 2019. Na última sexta-feira, a Medmen, empresa de capital aberto especializada em maconha, recebeu um aporte financeiro de 250 milhões de dólares de um único investidor.

Fonte: https://exame.abril.com.br/mundo/eua-vota-para-liberar-bancos-a-financiar-industria-da-maconha/

Nenhum comentário: