Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 19 de fevereiro de 2022

JACUBA

Os escritores abaixo referidos, revelam os costumes diferentes, de se fazer JACUBA com farinha de milho ou com farinha de mandioca, conforme a região do país.
-=-=-=-
Citações: 

- (...) o seu pão é a farinha de milho: para fazerem lançam o grão de molho até fermentar, pilam-no depois, e torram a farinha; a qual, deitada em água forma uma bebida, a que chamam jacuba, que têm por muito saborosa, e fresca - LUÍS D’ALINCOURT - Memória sobre a viagem do porto de Santos à cidade de Cuiabá - p. 26

- s. f. Espécie de alimento ralo feito de farinha de mandioca, que se deita em água fria. No Pará e Maranhão também lhe chamam tiquára e xibé. (...) - ALFREDO MOREIRA PINTO - Apontamentos…- Impr. Nac./1896, vol. F-O, p. 256.


Nenhum comentário: