Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Um texto de VICTOR HUGO , para refletir

 - O senhor quer os miseráveis socorridos, eu quero a miséria suprimida. O senhor quer o imposto proporcional. Eu não quero imposto algum. Quero a despesa comum reduzida à sua expressão mais simples e paga pelas sobras sociais. 

— O que queres dizer com isto? 

— Isto : primeiro suprimam o parasitismo; o parasitismo do padre, o parasitismo do juiz, o parasitismo do soldado. 

Depois utilizem as suas riquezas, lançam o estrume ao esgoto, lancem-no ao sulco do arado.

Três quartas partes do solo estão incultas, arroteiem a França suprimam as pastagens inúteis; dividam as terras comunais. Tenha todo o homem um pedaço de terra, e todo o pedaço de terra tenha um homem. 

Centuplicarão o produto social. A França, atualmente, dá apenas aos seus camponeses quatro dias de carne por ano; bem cultivada, alimentaria trezentos milhões de homens, a Europa inteira. 

Utilizem a natureza, a imensa auxiliar desprezada. 

Façam com que trabalhem para os senhores todos os sopros do vento, todas as quedas da água, todos os eflúvios magnéticos. 

O globo tem uma rede de vias subterrâneas; há uma circulação prodigiosa de água, de óleo, de fogo; abram as veias do globo, e façam brotar a água para as suas fontes, o óleo para as suas lâmpadas, o fogo para os seus lares. 

Pensem no movimento das vagas, no fluxo e refluxo, no vai-vem das marés. O que vem a ser o oceano? Uma enorme força desaproveitada. Como a terra é estúpida! não utiliza o oceano. 

— Eis-te em pleno cismar. 

— Isto é, em plena realidade.

VICTOR HUGO - Noventa e três


Nenhum comentário: