Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 1 de setembro de 2012

Em tempos de corrupção desenfreada e de lucros exorbitantes, reflitamos sobre os escritos abaixo


CÓDIGO DE MANU

- Artigo 691 (Livro Oitavo), prescrevia a pena de morte  por diversos suplícios,  para as pessoas que furtam  o tesouro do rei.

- Artigo 696 (Livro Oitavo), autorizava o rei a fazer perecer, sem hesitação, aqueles que praticam uma brecha na casa do tesouro público (...)

-=-=-=-=-


-  (...) he conocido, aunque tarde,/sin haberme arrepentido,/que es pecado cometido/el decir ciertas verdades (...) -JOSÉ HERNÁNDEZ -  Martin Fierro -  Libreria “El Ateneo” Editorial/B. Aires .../1973, pág. 84. O mesmo autor afirmou:  (...) no es vergüenza ser pobre/y es vergüenza ser ladrón (...) – obra citada, pág. 242.

-=-=-=-=-=-=


- Quem mais me aborrece neste mundo são os pedantes e orgulhosos, e os grandes sem probidade. – JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA.

-=-=-=-=-=

- E  o “câmbio negro”, os lucros exorbitantes, a   agiotagem ultra gananciosa, os alugueres estratosféricos, os despejos injustos, os ladrões oficiais, sob a máscara de mantenedores da lei e defensores do erário público, servindo-se  do cargo para extorquirem e se locupletarem da bolsa e do suor alheio?HECILDA CLARK.

-=-=-=-=


                                                       
- Os grandes cometem quase tantas covardias como os miseráveis; mas cometem-nas na sombra e fazem ostentação das suas virtudes: permanecem grandes. Os pobres exercem suas virtudes na sombra e expõem suas misérias ao sol: são desprezados (...) - HONORÉ DE BALZAC -  A comédia humana.

-==-=-=

- O Brasil não é “isso”. É “isto”. O Brasil, senhores, sois vós. O Brasil é esta assembléia. O Brasil é este comício imenso, de almas livres. Não são os comensais do erário. Não são as ratazanas do Tesouro. Não são as sangue-sugas da riqueza pública. Não são os falsificadores de eleições. Não são os compradores de jornais. Não são os corruptores do sistema republicano. Não são os oligarcas estaduais. Não são os ministros da tarraxa. Não são os presidentes de palha. Não são os publicistas de aluguer. Não são os estadistas de impostura. Não são os diplomatas de marca estrangeira. São as células ativas da vida nacional. É a multidão que não adula, não teme, não corre, não recua, não deserta, não se vende. Não é a massa inconsciente, que oscila da servidão à desordem, mas a coesão orgânica das unidades pensantes, o oceano das consciências, a mole das vagas humanas, onde a Providência acumula reservas inesgotáveis de calor, de força e de luz para a renovação das nossas energias. É o povo, num desses movimentos seus, em que se descobre sua majestadeRUI BARBOSA.

-=-=-=-=


(...) Não sou Catão, mas o que há por aí,  pelos bastidores, causa espanto. A sociedade, ao que parece, despenha-se ...-  LIMA BARRETO -  Recordações do Escrivão Isaías Caminha – Edit. Ática/SP/1998, p. 113.


- Mesmo escritor e obra, p. 35:   (...) O governo não cuida nessas coisas. É só política e “comidelas”...Tudo come...Uma vergonha! Do que o país precisa não cuidam (...)

- Idem, p. 21: -  Observe a atitude de respeito revelada pela Polícia para com os jornalistas. Na verdade, ela esconde o medo da publicidade, da revelação de arbitrariedades, e corrupções - medo este manifestado na fala final do delegado.


-=-=-=-=-=

-  Há homens que de repente crescem, e avultam, como os cogumelos, pela corrupção -  MARQUÊS DE MARICÁ -  Máximas -  H. Garnier Liv. Edit./RJ/1905.

-=-=-=-=-=-

- (...) os homens todos são a mesma cousa. (...) todos são corsários; com a diferença, porém, que uns pilham nos palácios, outros nas praças públicas; outros nos tribunais, alguns em suas casas de comércio com estudadas cantigas; uns às escondidas, outros às claras; e enfim, todos pilham (...) - JOSÉ ANTONIO DO VALE CALDRE E FIÃO, em O Corsário (Editora Movimento/Porto Alegre-RS /1979), pág. 152.

Nenhum comentário: