Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Professores evangélicos vetam a cultura afro, diz pesquisadora



Evangélicos associam elementos da 
cultura de afrodescendentes ao diabo

Os professores evangélicos estão boicotando o ensino obrigatório de história e cultura afro-brasileira, denunciou a pesquisadora Ana Célia da Silva, da UFBA (Universidade Federal da Bahia). 

Ela disse que a aplicação da lei 10.639, de janeiro de 2003, em escolas públicas e particulares tem sido difícil por causa da resistência de professores que seguem orientação de igrejas evangélicas, além da falta de pessoal com formação adequada.

Afirmou que a cultura afro-brasileira está mesclada com uma religiosidade a qual, para os evangélicos, é coisa do demônio.

Para a pesquisadora, o maior desafio hoje é neutralizar a demonização por parte das igrejas evangélicas de elementos culturais dos afrodescendentes.

Silva disse saber de casos de professores evangélicos que não comunicam aos alunos e à direção de escola que recebem do MEC livros sobre o assunto. 

A pesquisadora disse que a lei não abrange os cursos de formação de professores, o que “foi intencional”.

Tanto que, segundo ela, o lobby evangélico conseguiu que fosse vetado, na lei, o artigo que tornava a formação obrigatória para os professores de licenciatura. 

Em 2012, em uma escola de Manaus (AM), houve um caso de alunos evangélicos do ensino médio que se recusaram a fazer um trabalho sobre cultura africana porque acharam que isso seria ofensa a sua religião.

Com informação do Portal EBC.


Leia mais em http://www.paulopes.com.br

Nenhum comentário: