Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 26 de novembro de 2014

A Síndrome da deficiência espiritual


Posted by: Coisas Judaicas




por Rabino Abraham Twerski, M.D.

Na Medicina, estamos familiarizados com diversas "síndromes de deficiência" - i.e., problemas que ocorrem quando há carência de alguns nutrientes do corpo. Cada síndrome tem sintomas específicos. 

Por exemplo, a deficiência de vitamina C causa ferimentos e sangramento nas gengivas. A falta de vitamina D pode provocar crescimento ósseo deficiente. Cada síndrome pode ser corrigida somente se onutriente específico que falta é fornecido. 

A deficiência de vitamina C não será curada por doses cavalares de vitaminas A, B, D e E. Os sintomas persistirão até que a vitamina C que falta seja fornecida.


Nossos Sábios declararam que a neshamá, ou espírito, tem "necessidades nutritivas" específicas, assim como o corpo. Os nutrientes da neshamá são as mitsvot da Torá.
O ser humano é uma criatura complexa, composta de corpo e espírito. Para todos os propósitos, o corpo humano é basicamente um animal. A singularidade do ser humano não está em seu corpo, mas no espírito. O corpo é facilmente acessível para estudo, e no decorrer dos tempos cientistas e médicos aprenderam muito sobre as necessidades do corpo. O espírito, no entanto, é intangível, e portanto, muito menos acessível para análise.


Nossos Sábios declararam que a neshamá, ou espírito, tem "necessidades nutritivas" específicas, assim como o corpo. Os nutrientes da neshamá são as mitsvot da Torá. Falha no suprimento de seus nutrientes essenciais à neshamá resultará em uma "síndrome da deficiência espiritual". Os sintomas mais visíveis desta síndrome é um sentimento de insatisfação.


Como as necessidades espirituais da pessoa não podem ser examinadas em laboratório, a causa da insatisfação freqüentemente passa despercebida. A pessoa que sente descontentamento procurará, evidentemente, uma maneira de aliviar este sentimento desconfortável. Uma pessoa pode tentar ganhar mais dinheiro; outra procurará a aprovação dos outros; uma outra se voltará para a comida; e outras ainda para o álcool, tranqüilizantes ou drogas.


Nenhum desses é o nutriente específico que a alma precisa, e portanto estas válvulas de escape não podem dar mais que um alívio temporário. A pessoa que se sente um pouco aliviada de seu desconforto após comer logo perceberá que o sentimento desagradável voltou, e procurará mais comida.


Seja na comida, dinheiro, honras, álcool, drogas ou qualquer outra maneira que a pessoa busque alívio, a volta da insatisfação resultará numa recorrência a esta maneira de se aliviar. É assim que se desenvolvem o "workaholismo". Os desenvolvimentos do vício no trabalho, na comida, no álcool, no jogo e nas drogas são todos similares. Não há um fim. Jamais pode haver qualquer satisfação duradoura porque nenhum deles fornece o nutriente espiritual que está faltando. A síndrome da deficiência espiritual não pode ser aliviada por nenhum desses, da mesma forma que as vitaminas A, B, D e E não podem curar a deficiência de vitamina C.


Nas obras da ética judaica, encontramos referência ao conceito de simchá shel mitsvá. Esta expressão geralmente é traduzida como "a alegria de cumprir uma mitsvá." Porém simchá pode ter diversos significados. De fato, pode significar "júbilo" ou "alegria", mas também pode significar "satisfação", como quando o Talmud diz que uma pessoa verdadeiramente rica é aquela que está sameach bechelko - satisfeita com seu quinhão. Isso não significa necessariamente que espera-se que a pessoa seja repleta de júbilo se está vivendo sob condições muito austeras. Porém, embora não esteja exatamente eufórica, mesmo assim pode estar satisfeita com sua porção. Similarmente, nem todos estão num nível de sentir entusiasmo com o cumprimento de uma mitsvá, mas a pessoa deveria ter um sentimento de satisfação, que é o alívio do descontentamento da síndrome de deficiência espiritual.


A fome espiritual não é muito diferente da fome física. O apetite da pessoa pode ser saciado com qualquer alimento, mas certamente existe uma diferença entre comer alimentos sem gosto e iguarias. Cumprir uma mitsvá fornece o nutriente que falta para a alma, mas há uma diferença se a pessoa cumpre a mitsvá de maneira mecânica "sem gosto", ou como uma "iguaria", com cavaná (intenção) apropriada.


Se estamos permanentemente num estado de insatisfação, devemos ser sábios para reavaliar a qualidade de nossas mitsvot.

Nenhum comentário: