Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Taliban mata 5 em ataques contra embaixada britânica e complexo estrangeiro no Afeganistão






Por Jessica Donati e Hamid Shalizi

CABUL (Reuters) - O Taliban bombardeou um carro da embaixada britânica em Cabul, capital do Afeganistão, na manhã desta quinta-feira, matando cinco pessoas, e atacou instalações estrangeiras no centro da cidade no início da noite, disseram autoridades e testemunhas.

O ataque suicida contra o veículo no leste de Cabul matou dois funcionários da embaixada, um britânico e um afegão, e feriu mais de 30 outros nas proximidades, relataram autoridades.

Uma segunda explosão, em um complexo administrado por um prestador de serviço da agência de assistência dos Estados Unidos no país, chacoalhou edifícios no setor diplomático e foi seguida por uma troca de tiros intensa entre insurgentes e forças de segurança afegãs que durou uma hora.

Um cidadão estrangeiro foi ferido e dois homens-bomba foram mortos no segundo ataque, que começou quando um carro repleto de explosivos detonou do lado de fora do complexo pouco depois das 19h pelo horário local, de acordo com autoridades de segurança.

Horas depois ainda se ouviam explosões e tiros esporádicos, e helicópteros da coalizão faziam sobrevoos, auxiliando a liberar a área de pelo menos mais um homem-bomba, segundo as fontes de segurança.

Um agente de segurança ocidental declarou que a explosão não rompeu os muros do complexo, que são bem fortificados. A área foi declarada liberada perto de 1h da manhã da sexta-feira pelo horário local.

“Não há baixas entre as forças de segurança afegãs”, afirmou o comandante do 111º Corpo do Exército de Cabul, Qadam Shah Shaheem, acrescentando que todo o pessoal do complexo ficou ileso.

Os incidentes desta quinta-feira foram os mais recentes de uma onda de atentados a bomba na cidade no momento em que a maioria das tropas de combate estrangeiras se prepara para deixar o Afeganistão, o que acontecerá até o fim do ano.

Insurgentes do Taliban, que foi deposto por uma coalizão liderada pelos Estados Unidos em 2001, assumiram a responsabilidade do dois atentados, dizendo que o bombardeio do carro da embaixada “alvejou as forças estrangeiras invasoras” e que o complexo é “um centro importante do inimigo”.

Os ataques a diplomatas e civis estrangeiros são menos comuns que os atentados diários contra forças militares afegãs e internacionais em todo o país. Mais de 4.600 efetivos da polícia e do Exército afegãos foram mortos na guerra contra o Taliban desde o início do ano.

Uma testemunha da Reuters viu pelo menos um sobrevivente sendo levado dos destroços chamuscados do veículo da embaixada por um membro da força de segurança britânica.

“Estou profundamente entristecido de confirmar que um cidadão britânico e um membro de uma equipe de segurança civil e um cidadão afegão a serviço da embaixada foram mortos no incidente”, declarou o secretário das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, Philip Hammond, em um comunicado, acrescentando que outro britânico ficou ferido.

(Reportagem adicional de Mirwais Harooni, em Cabul; e de Kate Holton, em Londres)

Fonte: http://br.reuters.com/

Nenhum comentário: