Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Igreja Mórmon admite que seu fundador teve 40 esposas

Melhor do que ficar comendo crianças e adolescentes, como fazem muitoss padres católicos e pastores de outros credos.

-=-=-=-=


Igreja disse que anjo armado com uma espada obrigou Smith a ser polígamo

A Igreja Mórmon finalmente admitiu que Joseph Smith (na ilustração ao lado), seu fundador, casou-se com cerca de 40 mulheres — uma delas tinha 14 anos. 


A poligamia de Smith não é uma nova revelação, mas essa é a primeira vez que a hierarquia da igreja reconhece oficialmente o fato.



O jornal britânico The Telegraph informou que o site da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o nome oficial para os mórmons, publicou um ensaio com a informação de que Smith tinha de 30 a 40 mulheres, além de Emma (na ilustração abaixo), que vinha sendo considerada até então pela história oficial da religião como “única” do fundador.



A igreja dizia que Smith e Emma tinham um “casamento feliz”, o que, sempre se soube, não era verdade. 



No começo da religião, o governo americano prendeu os mórmons polígamos e confiscou os seus bens, o que levou a igreja a “desmentir” em 1890 que incentivasse o casamento plural.



Na época, os mórmons foram banidos para Utah, então uma espécie de terra de ninguém.



Emma, a primeira mulher, sofria muito com a poligamia do marido, sofrimento que agora a igreja passou a admitir. Alguns historiadores afirmam que ela chegou a ameaçar Smith de ter vários maridos. Ficou apenas na ameaça.



O camponês e caçador de tesouro Smith decidiu fundar a Igreja Mórmon após, segundo ele, ter descoberto ao final de 1820 placas de ouro com inscrições de ensinamentos divinos enterradas em Nova Iorque. 



Nelas, sempre segundo Smith, havia a informação de que Jesus apareceu nos Estados Unidos após a ressurreição, em visita a um antigo povo judaico-cristão que ali vivia. 



Não há provas da existência das placas. Smith nunca as mostrou porque, dizia, elas tinham sido levadas para o céu pelo anjo Moroni. 



De qualquer forma, Smith garantiu que o Livro Mórmon, espécie de Bíblia da religião, foi escrito com base nas placas. De acordo com estudiosos, esse livro não passa de colagens de textos, alguns deles escritos sob a inspiração da Bíblia.



O ensaio online da Igreja Mórmon tenta atenuar o fato de o Smith ter sido um polígamo exemplar. Destaca, por exemplo, que algumas das mulheres dele já eram casadas com outros homens.



O documento parece ter forçado a barra ao afirmar que o fundador da igreja foi obrigado por um anjo a se casar com várias mulheres.



“O anjo apareceu com uma espada desembainhada, ameaçando Smith com a destruição, e ele obedeceu plenamente.” Até porque, argumenta o ensaio, havia o precedente de antigos profetas, como Abraão, que teve mais de uma mulher. Por isso, o fundador autorizou outros fiéis que adotassem a poligamia.



Outra explicação do ensaio que chama a atenção é que o Smith não chegou a ter relações sexuais com algumas de suas mulheres, porque isso só iria ocorrer após a morte deles.



O documento preocupou-se em livrar Smith da acusação de pedófilo ao assinalar que a menina de 14 anos foi uma das com as quais o profeta não “consumou” nesta vida o casamento.




Emma ameaçou
ter vários maridos
Além disso, “casamento com mulher em tal idade não era inadequado para os padrões daquela época”.



Outro argumento para justificar a poligamia de Smith é o de que, naquela época, a população mórmon precisava crescer rapidamente, porque enfrentava perseguições e dificuldades econômicas.



Em um ensaio anterior, a Igreja Mórmon abordou por que até 1978 impedia que negros fossem sacerdotes. 



Outros documentos reveladores deverão ser divulgados.



No entendimento da direção da Igreja, é melhor que ela própria disponibilize informações polêmicas a seu respeito do que outras fontes. Ou seja, a igreja quer dar a sua versão e tentar minimizar as outras..



Com informação do The Telegraph e foto de divulgação.

Fonte: http://www.paulopes.com.br/



Leia mais em http://www.paulopes.com.br

Nenhum comentário: