Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Médicos do Hospital da UFSC voltarão a responder ação penal


21/11/2019


A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) determinou ontem (20/11), por unanimidade, o retorno dos autos da Operação Onipresença à 1ª Vara Federal de Florianópolis para regular tramitação. Dessa forma, 24 médicos, que haviam sido absolvidos sumariamente por atipicidade da conduta, voltam a responder ao processo criminal.

A investigação, deflagrada em 2017, apurou fraude no ponto realizada pelos profissionais do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Conforme a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), os médicos preenchiam a folha-ponto, mas não cumpriam a carga horária de 20 ou 40 horas semanais. A investigação apurou que deixavam suas funções no hospital para realizar outras atividades profissionais.

O juízo de primeiro grau absolveu os médicos sob o entendimento de que os fatos apurados não constituíam crime. A juíza federal Simone Barbisan Fortes concluiu que a ficha-ponto era preenchida pro forma, com ciência e anuência da Administração, bem como que o regime de trabalho era cumprido por meio de tarefas e não de horário.

O MPF recorreu ao tribunal alegando que o julgamento teria sido contrário às provas dos autos e que teria sido cerceado do direito de acusar.

O relator do caso, desembargador federal Thompson Flores, deu provimento à apelação, afirmando que o reconhecimento da atipicidade da conduta neste caso é inviável e que deve ser oportunizada à acusação a produção de prova quanto à situação concreta dos acusados.
Fonte: https://www.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?acao=noticia_visualizar&id_noticia=14902

Nenhum comentário: