Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Povo valente, merece todo meu respeito e quem escreve sobre ele, tem minha admiração, também - Haiti foi castigado pela 'ousadia' dos escravos de declarar independência, diz historiador



Para Everaldo Andrade, que lança o livro 'Haiti: Dois séculos de história', país busca se ver livre do domínio das grandes potências, as quais tentam tutelar região


Redação Opera Mundi

São Paulo (Brasil)
26 de nov de 2019 às 11:45


França e EUA sempre apregoaram suas vocações libertárias, mas quem reagiu à intromissão das duas potências, na verdade é que merece ser visto como um país de valentes. 

-=-=-=-=

O Haiti não é um país que possui soberania, democracia ou liberdade, mas sim é uma nação tutelada pelos Estados Unidos e pela ONU, que vive uma herança de castigos por ter realizado sua independência no século XIX. Essa é a visão do historiador e professor da USP Everaldo de Oliveira Andrade, que lança nesta terça-feira (26/11) o livro Haiti: Dois Séculos de História (Alameda, R$66).

Em entrevista a Opera Mundi, o pesquisador disse que a nação caribenha foi castigada pela "ousadia" de realizar sua independência dos colonizadores franceses em 1804 em um país formado por pessoas negras escravizadas. Hoje, diz o professor, o Haiti busca se ver livre do domínio das grandes potências.

"No Haiti, os escravos se libertaram e conquistaram a independência. Isso criou uma maldição, segundo certa leitura: o Haiti não poderia dar certo, não é possível que escravos negros possam ter a ousadia de construir um país independente. E, a partir daí, todos os países no século XIX que puderam, tentaram inviabilizar o desenvolvimento do Haiti", diz.

Segundo Andrade, as diversas intervenções dos EUA no Haiti buscavam inviabilizar experiências democráticas na ilha. E isso provoca, diz, um silenciamento do país, com objetivos claros. "Ao silenciar o Haiti ou mostrá-lo como espaço do caos e da miséria, se está construindo uma leitura de que os haitianos são os responsáveis por isso, de que é produto da inviabilidade do Estado haitiano", diz.




Reprodução
Para Everaldo de Oliveira Andrade, Haiti foi castigado pela 'ousadia' de se tornar independente

Nenhum comentário: