Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Música - ANAT COHEN - Grandes interpretações com clarinete




Israelense Anat Cohen: a estrela que mais brilha no céu do jazz



 



Luiz Orlando Carneiro, jornalista

No novo CD, "Claroscuro", a clarinetista-saxofonista
interpreta temas de Pixinguinha e Cartola


Em 1996, ainda "teenager", a clarinetista-saxofonista Anat Cohen chegava a Boston para completar seus estudos no célebre Berklee College of Music. Três anos depois, ela iniciava, em Nova York, uma fulgurante carreira, como atesta a mais recente seleção dos melhores músicos do ano, promovida pela revista "Downbeat", com 186 críticos do mundo todo, na qual a "jazzwoman" israelense foi eleita a número 1 entre os clarinetistas. No mesmo "poll", ela foi ainda a mais votada, como saxofonista tenor, na categoria "Rising star" (estrela em ascensão), à frente de Mark Turner, Marcus Strickland e outros renomados barbados. A matéria de capa da edição de setembro da "Jazz Times" — a principal concorrente da "DB" — é dedicada a Anat Cohen, sob o título "Swing dancer". 






Seu autor, Geoffrey Himes, destaca a “alegria desinibida e contagiante” que essa tecnicamente excepcional instrumentista de 34 anos transmite, sobretudo ao vivo, mas também na série de CDs que gravou para a sua etiqueta Anzic, como líder ou colíder. Dentre os primeiros, destacam-se "Clarinet work/Live at the Village Vanguard" (2009), com Benny Green (piano), Peter Washington (baixo) e Lewis Nash (bateria), e "Notes from the Village" (2008), com Jason Lindner (piano), Omer Avital (baixo) e Daniel Freedman (bateria). Como colíder, ao lado dos seus também notáveis irmãos Avishai (trompete) e Yuval (sax soprano), Anat formou o sexteto 3 Cohens, e já lançou dois álbuns irresistíveis: "Braid" (2007) e "Family" (2011).



Na reportagem-entrevista da JT, ela fala do seu novo CD, "Claroscuro" (Anzic), com release previsto para o próximo dia 25 de setembro, e que tem como base o quarteto com Lindner e Freedman, mais o baixista Joe Martin no lugar de Avital. Paquito D’Rivera (clarinete) e Wycliffe Gordon (trombone, vocal) atuam como ilustres convidados — o primeiro em quatro das 11 faixas, o segundo em duas. 






A temática dessas faixas reflete o gosto melódico e a personalidade irrequieta de Anat que — para quem não sabe — tem uma queda toda especial pela música popular brasileira; aprendeu a falar português com a ajuda de seus colegas e amigos brasileiros que se radicaram nos Estados Unidos; e integra o grupo Choro Ensemble, com o qual já gravou o álbum Nosso tempo (Anzic, 2007). Daí, não ser surpreendente que quatro temas de Claroscuro sejam do songbook brasileiro: "As rosas não falam" (6m), de Cartola; "Olha Maria" (6m05), de Tom Jobim; "Um a zero" (4m45), de Pixinguinha; e "Tudo que você podia ser" (7m40), de Lô Borges/Marcio Borges. As demais faixas são: "Anat’s dance" (6m45), de Jason Lindner; "All brothers" (8m50), Daniel Freedman; "La vie em rose" (6m20), Edith Piaf; Nightmare (4m20), Artie Shaw; "And the world weeps" (7m40), do organista Lonnie Smith; Kick off (2m40), da líder; "The wedding" (6m10), do pianista sul-africano Abdullah Ibrahim. 



Anat assim responde à indagação sobre a junção dessas peças aparentemente tão díspares num mesmo disco: “Todas elas têm belas melodias que são gostosas de tocar ou muito emotivas. Quando se sai de um show, a gente cantarola a melodia, e não as changes (base harmônica). O tema dá o tom para o que vamos tocar, nos dá a inspiração para o que vamos improvisar, e o que improvisamos é uma outra melodia”. 






Ela só toca sax tenor na primorosa interpretação de The wedding e em And the world weeps (com a participação do clarinete de D’Rivera e do trombone de Gordon). Na breve "Kick off" (início de jogo), Anat se serve do clarinete baixo como abertura para a animadíssima reinvenção do choro de Pixinguinha, ao lado de D’Rivera (ambos no clarinete usual). Os dois improvisam ainda na faixa-homenagem a Artie Shaw. Em "La vie em rose", Wycliffe Gordon usa a voz, imitando a famosa gravação da canção de Piaf por Louis Armstrong.


Fonte:  Jornal do Brasil, via COISAS JUDAICAS

Nenhum comentário: