Forte terremoto deixa dezenas de mortos nas Filipinas
Igrejas históricas sofreram os maiores danos
O telhado e parte da estrutura da Igreja de San Pedro, em Bohol, nas Filipinas, desabaram no terremoto Robert Michael Poole / AFP
MANILA - Um forte terremoto, de 7,2 graus de magnitude, atingiu nesta terça-feira a região central das Filipinas e deixou ao menos 85 mortos e dezenas de feridos, informaram autoridades. O tremor, que ocorreu às 8h12m (horário local), teve seu epicentro localizado a cerca de de 33 quilômetros abaixo da cidade de Carmen, na Ilha Bohol. Não foi emitido alerta de tsunami.
Prédios baixos caíram em pelo menos duas ilhas e igrejas históricas desabaram durante o tremor, o que povocou pânico, corte de energia e forçou hospitais a retirarem seus pacientes. Escritórios e escolas estavam fechados devido a um feriado nacional.
Quatro pessoas morreram em Bohol e outras 15 na província de Cebu, uma região mais urbana e densamente povoada, informou o o porta-voz da Defesa Civil, major Reynaldo Balido. Uma pessoa morreu na Ilha Siquijor, a sudoeste de Bohol. Um total de 33 pessoas ficaram feridas.
Em Cebu, cinco pessoas morreram em um passeio de barco quando parte de um porto de pesca desabou. Mais duas pessoas morreram e 19 ficaram feridas quando o telhado de um mercado em Mandaue, na província de Cebu, caiu sobre elas. Em outra parte da cidade, uma mulher morreu depois de ser atingida na cabeça por escombros quando o terremoto derrubou um edifício.
Igrejas históricas sofreram os maiores danos, incluindo a mais antiga do país, a Basílica do Santo Menino de Cebu, que teve a torre do sino derrubada. Uma igreja de pedra calcária do século 17 na cidade de Loboc, a sudoeste de Carmen, teve cerca da metade reduzida a escombros. Outras igrejas antigas que datam do período colonial espanhol, comuns na região central, também sofreram danos.
O arcebispo Leonardo Medroso da cidade de Tagbilaran, em Bohol, disse que duas pessoas foram mortas por destroços enquanto rezavam em uma igreja na cidade de Loon. A igreja é a maior de Bohol do maior e foi construída em 1753.
A província de Cebu, a cerca de 570 quilômetros ao sul de Manila, tem uma população de mais de 2,6 milhões de pessoas. Bohol tem 1,2 milhões de pessoas e é popular entre os estrangeiros por causa de suas praias e resorts. Não houve relatos de turistas estrangeiros entre as vítimas.
Os terremotos são comuns nas Filipinas, que se encontra sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico. O tremor desta terça-feira foi mais profundo do que o abalo sísmico de 6,9 graus, no ano passado, também na região central do país, que matou cerca de 100 pessoas .
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário