Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 22 de outubro de 2013

Operações dos EUA no Iêmen matam mais civis do que terroristas, diz ONG



Nova pesquisa da Human Rights Watch revela grande parte dos alvos norte-americanos atinge população e não rivais militares


Ações militares realizadas pelos EUA matam mais civis - incluindo mulheres e crianças - do que terroristas ou membros estratégicos da Al-Qaeda no Iêmen. A informação foi divulgada nesta terça-feira (22/10)pela Human Rights Watch. O relatório da entidade foi divulgado simultaneamente a uma pesquisa da Anistia Internacional sobre ataques com drones dos EUA no Paquistão.



Segundo a pesquisa, aconteceram seis ataques "não admitidos" dos EUA contra alvos no Iêmen. Todas as operações, diz a ONG, claramente ou possivelmente violaram o direito internacional. O mais grave dos ataques estudados pela Human Rights Watch aconteceu em dezembro de 2009, quando a Marinha usou até cinco mísseis para bombardear uma aldeia. Cerca de 82 pessoas foram mortas, sendo 57 civis.

Agência Efe
População do Iêmen em manifestação cultural: EUA matam mais civis do que terroristas na região, diz estudo

Segundo informações das agências internacionais, inicialmente o governo iemenita disse que 34 "terroristas" haviam sido mortos em um campo de treinamento. No entanto, investigadores concluíram, segundo a HRW, que apenas 14 militantes haviam sido mortos no ataque, junto com no mínimo 41 civis, sendo nove mulheres e 21 crianças.

Fonte: OPERA MUNDI

Nenhum comentário: