Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 24 de outubro de 2013

CCJ aprovou voto aberto para todas as instâncias do Legislativo nos âmbitos federal, estaduais e municipais

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (23) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 43, de 2010, que estabelece voto aberto para todas as deliberações e instâncias do Legislativo nos âmbitos federal, estaduais e municipais. A comissão rejeitou dois destaques para manter o voto secreto em casos de análise de veto e apreciação de indicação de autoridades. Agora, a proposta segue para análise do plenário.

-=-=-=-=

Pois  bem: o Legislativo está dano o exemplo. E os demais poderes, o que farão?

Numa rápida pesquisa na legislação vigente, constata-se a presença do voto secreto na Constituição Federal ( arts. 52, III, IV e XXI, par. 2º, 119, I e 120, par. 1º, I.

O Regimento Interno do STF também contempla o instituto (art. 12, par. 1º), a exemplo do que ocorre com o Regimento Interno do STJ (ar 17, par. 2º).

O Ministério Público Federal também adotou o voto secreto na sua Lei Orgânica (arts. 88, par. único, 121, par. único e 218, IV), o mesmo acontecendo com o Ministério Público do Estado de SC (arts. 14 e 16).

Na Constituição do Estado de SC também se pode vislumbrar autorização para uso do voto secreto nos arts. 30, XIII e XXIV, 44, par. 2º e 68, par. 1º.

A Lei Orgânica do Município de Florianópolis optou pela utilização do voto secreto nas hipóteses contempladas nos arts. 44, par. 2º e 68, par. 1º.

Finalmente, nem o Estatuto da Advocacia deixou tal mecanismo de fora, preconizando o uso de tal procedimento no seu art. 67, IV. 

Se todos são órgãos públicos e se um dos princípios que rege a administração pública, previsto no art. 37, da CF, é o da publicidade, qual a justificativa para o segredo? 

Nenhum comentário: