Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 27 de outubro de 2013

Você é capaz de advinhar qual o custo do restauro e de onde saíram os recursos?

Pergunte  aos administradores: 

 Se foi feita alguma consulta pública sobre a utilização de recursos públicos na preservação do bem pertencente à Igreja Católica;

- Se foi feita alguma licitação para escolher a empresa que está restaurando o templo;


- Se a Igreja Católica deu alguma "contrapartida financeira" para a realização do restauro.

- Por que, no caso de um outro imóvel, pertencente a uma pessoa física, situado também no Ribeirão, a Justiça decidiu que a obrigação do Estado de custear a reforma é subsidiária (isto é, o particular precisava comprovar sua incapacidade financeira) e não solidária e, no caso do templo católico, o Estado custeou tudo, como se fosse o único responsável, embora a Constituição Federal fale em função social da propriedade e a Igreja Católica seja a instituição mais rica do mundo?

-=-=-=-=


Restauro da Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão, em Florianópolis, chega à última etapa
A equipe técnica encontrou nas paredes pinturas que têm 250 anos

Keli Magri




Restaurar a arquitetura colonial e manter a sua autenticidade. É este o objetivo da obra de restauro da Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha, que está na terceira e última etapa. Na sexta-feira, técnicos do Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), do Sephan (Serviço de Patrimônio Histórico) e da FCC (Fundação Catarinense de Cultura) fiscalizaram as obras e realizaram reunião para definir detalhes da restauração.



As obras de restauro da igreja que foi tombada pelo município em 1985 e pelo Estado em 1998 começaram em 2009. A primeira etapa, finalizada em 2010, contemplou a parte emergencial como a restauração da cobertura, do forro e das esquadrias. Já a segunda fase, realizada em 2011 e 2012, restaurou o coro da igreja, as torres, as escadas e a vala de captação da drenagem em todo o ambiente. A última etapa, com prazo de conclusão para abril do ano que vem, contempla os trabalhos necessários para a devolução do monumento à comunidade.

Nenhum comentário: