Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 22 de outubro de 2013

Brasil colônia - Até quando?

O Brasil está, induvidosamente, desde a sua conquista pelos portugueses (judeus e católicos) submetido a um regime de colônia, apesar dos simbólicos eventos da "Independência" e da "Proclamação da República".
Na verdade, o país só conseguirá sair de condição tão humilhante quando forem rompidas as estruturas de dominação implantadas pelas Metrópoles, isto é, quando colocado o Vaticano, os EUA e outras forças poderosas nos seus devidos lugares, ou seja, na posição de países aliados e não de dominadores, eis que, enquanto isto não acontecer, submeterão nossos interesses aos deles, em prejuízo da soberania nacional, dos verdadeiros interesses e direitos fundamentais do nosso povo. E não adianta trocar os EUA pela China ou pela Rússia, porque aqueles outros também possuem o mesmo desiderato.
Ocorre que as forças internacionais cooptam as elites nacionais e as Forças Armadas, inexistindo lideranças populares efetivamente bem intencionadas e independentes das Metrópoles, capazes de movimentar as massas e reverter o quadro vergonhoso que nos acomete há tanto tempo.
As esperanças que o povo brasileiro depositou no PT foram resultado de propaganda massiva, de um lado, e de grande ingenuidade, de outro lado. Acreditamos que o pessoal do Partido, cujo símbolo é uma estrela de 5 pontas, estava mesmo disposto a dar combate ao aviltamento do País e o PT não passou de mais um ardil para manter a dominação e a exploração das riquezas nacionais. 
Como nos governos anteriores, o governo do PT/PMDB e outros lacaios que a eles se vendem, não representou nenhuma reação ao status quo, mantendo o país sob o tacão do "mercado".
Não nos iludamos que, se o PSDB tivesse se perpetuado no poder, o quadro mudaria. Quando esteve no governo, FHC iniciou as privatizações e outras medidas tendenciosas, pró-alienação das riquezas nacionais aos mesmos senhores.
Um povo que se deixa escravizar e não reage, é verdade, não merece melhor sorte e temos nos portado como servos, conformados, deslumbrados e submissos.
Será que algum dia este país terá verdadeiros homens, corajosos o suficiente para enfrentar os dominadores/exploradores e colocá-los para correr?
Somos um povo "desfibrado", sem formação política que nos dê consciência da dimensão da dominação a que nos submetem e sem coragem para "virar o chumbo por cima da cortiça", como se diria entre os pescadores aqui da Ilha de SC. As esperanças são mínimas, mormente porque esses bostas, capachos que se incluem nas "elites", são desleais com as massas, preferindo manter suas cômodas situações a mexer no vespeiro.

Nenhum comentário: