Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 12 de janeiro de 2014

Mais três deputados do Aurora Dourada presos na Grécia

foto ARIS MESSINIS/AFP
Panayiotis Iliópulos, um dos deputados detidos


A justiça grega decretou este fim de semana a prisão preventiva de outros três deputados do partido neonazi Aurora Dourada -- Panayiotis Iliópulos, Yorgos Yermenís e Stathis Búkuras - acusados de pertencer a um grupo criminoso.

A ordem de prisão dos primeiros dois deputados foi decretada pouco antes da meia noite de sábado depois de uma maratona de mais de 12 horas de inquirições em tribunal.

Panayiotis Iliópulos e Yorgos Yerménis passaram a noite na sede central da polícia de Atenas e espera-se que nos próximos dias sejam transferidos para a prisão de Korydalós, na capital grega.

O depoimento de Stathis Búkuras, previsto inicialmente para sábado, só se realizou hoje e prolongou-se por mais de sete horas, tendo o tribunal decretado a prisão do deputado.

Com a prisão destes três deputados ascendem a seis -- de um total de 18 com assento parlamentar -- os deputados do Aurora Dourada que se encontram presos a aguardar o julgamento marcado para junho.

Desde finais de setembro de 2013, parte da cúpula do Amanhecer Dourado está presa: o presidente, Nikos Mijaloiakos, o vice-presidente, Jrístos Papás, e o responsável pelo distrito de El Pireo, Yannis Lagós.

Os três deputados estão acusados da implicação direta ou indireta do assassínio do músico Pavlos Fyssas, ocorrido a 18 de setembro de 2013, às mãos de um militante neonazi.

A acusação estendeu-se, contudo, a outros crimes e delitos, como o assassínio de vários emigrantes. São ainda acusados de integrarem uma associação criminosa que se dedicava à lavagem de dinheiro e ao proxenetismo.

Desde dezembro que o partido já deixou de receber verbas públicas, em virtude de uma lei aprovada por ampla maioria no parlamento que permite privar de financiamento estatal as formações partidárias envolvidas e atos criminosos.

Segundo informaram os meios locais, os deputados Iliópulos, Yermenís e Bukúras disseram-se inocentes e consideraram que as acusações que pendem sobre eles são "falsos testemunhos".

O Partido neonazi anunciou esta sexta-feira que vai apresentar uma queixa contra o Estado grego no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem a exigir a libertação do seu líder e dos outros deputados que se encontram presos.

Nenhum comentário: