Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Morreu adolescente indiana que se imolou depois de duas violações coletivas



A rapariga e a família foram repetidamente ameaçadas e pressionadas a retirar a queixa contra os atacantes.Protestos contra a violação de uma estudante de Nova Deli, no final de 2012 AFP

Foi com manifestações de ira que a família e defensores dos direitos das mulheres reagiram, nesta quarta-feira, à tentativa da polícia de cremar o corpo de uma rapariga de 16 anos que morreu em Calcutá, na Índia, depois de se ter imolado, na sequência de duas violações colectivas.

A adolescente tinha sido pressionada a retirar as queixas contra os atacantes. Morreu por falência múltipla de órgãos, no primeiro dia do ano, uma semana de se ter imolado.

Os médicos informaram que tinha ficado queimado 40% do seu corpo. As queimaduras afectaram-lhe principalmente o rosto e a garganta, deixando-a em grandes dificuldades para respirar.

A indignação da família e de activistas foi agravada, segundo o jornal britânicoTelegraph, pela iniciativa policial de pretender fazer a cremação, sem o consentimento dos mais próximos.

Uma das principais activistas dos direitos das mulheres na Índia, Brinda Karat, antiga deputada e líder do Partido Comunista, acusou o governo do estado de Bengala Ocidental e a polícia de terem protegido os alegados violadores por estarem ligados ao partido localmente dominante, o Trinamool.

Brinda Karat disse nunca ter tido conhecimento de um caso de duas violações colectivas e que a situação de Calcutá mostra que pouco tem sido feito para proteger as vítimas de violência sexual desde que, há um ano, um caso de violação por gangue e morte de uma estudante de Nova Deli provocou indignação em toda a Índia.


A rapariga foi atacada em Outubro em Madhyamgram, próximo de Calcutá, por seis homens que a voltaram a violar no dia seguinte, depois de, com o pai, ter apresentado queixa numa esquadra de polícia.

Os violadores foram presos, mas tanto ela como a família continuaram a ser pressionados e o pai ameaçado de morte, caso não retirasse a queixa.

O senhorio da família, suspeito de ligações a um dos envolvidos, ordenou o despejo da família. No dia em que a adolescente tentou suicidar-se dois colaboradores dos acusados foram a sua casa e ameaçaram-na de novo.

“Têm claramente protecção política, caso contrário era impossível isto acontecer”, comentou Brinda Karat.

Nenhum comentário: