Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 11 de março de 2019

UM NOME PARA NÃO SER ESQUECIDO - AFROZ SHAH


Era apenas um dos 22 milhões de habitantes de Bombaim, na Índia. Até que um dia, depois de se mudar para um apartamento em frente à praia de Versova, não aguentou ver uma extensão de areia com mais de 2,5 quilómetros inteiramente coberta de lixo. A praia era um depósito de detritos, mais plástico do que aquele que conseguimos imaginar: uma parede com 1,7 metros de altura de resíduos despejados na areia ou que lá chegaram vindos do mar, também altamente poluído. 

O ano era 2015 e o protagonista desta história é Afroz Shah, um advogado que decidiu, sozinho, agarrar num saco e apanhar o lixo. No primeiro dia conseguiu encher cinco sacos — mas rapidamente percebeu que a tarefa o superava. Mas se cada um dos habitantes de Bombaim fizesse o mesmo, talvez esta não fosse uma tarefa de dimensões megalómanas. E o advogado já não precisava de ser o único protagonista. 

Assim começou aquela que a Organização das Nações Unidas apelidou de “maior acção de limpeza de praia do mundo” — e a razão pela qual Afroz Shah esteve no Porto para falar à plateia da Cimeira Climática, que teve lugar no Centro de Congressos da Alfândega entre 5 e 7 de Março. Foi o primeiro a subir ao palco na tarde da última quinta-feira, dia marcado pela presença — e pelo discurso — do antigo vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, activista do combate às alterações climáticas e “político em recuperação”. “Chamo a esta minha jornada Date with the Ocean [algo como ‘Encontro com o Oceano’, em tradução livre]. Imagina que estás num encontro com a companhia certa e não queres que termine. É exactamente assim que me sinto”, conta ao P3, em entrevista. “E eu acho que encontrei o parceiro certo”, sublinha, referindo-se ao oceano. 

Durante quase três anos, Afroz teve encontros semanais, todos os sábados e domingos, na praia de Versova. E, ao contrário do que aconteceu das primeiras vezes, em Outubro de 2015, não foi o único: algumas dezenas de voluntários passaram a centenas e a milhares, a acção individual passou a movimento — sempre informal, faz questão de dizer. O resultado? Mais de cinco mil toneladas de lixo foram retiradas daquela praia por estudantes, moradores, políticos e estrelas de Bollywood. Pela primeira vez em 20 anos, escreveu o The Guardianem 2018, tartarugas marinhas escolheram Versova para nidificarem.

Fonte: https://www.publico.pt/2019/03/09/p3/noticia/limpar-praias-praias-limpas-afroz-shah-tirou-cinco-toneladas-lixo-areal-bombaim-1864678

Nenhum comentário: