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segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Invenção do Fusca

Deu no Estadão:

13.09.09

por Luís Felipe Figueiredo, Seção: comentário 12:00:24.

O jornalista e escritor holandês Paul Schilperoord defende, em seu novo livro Ware Verhaal van de Kever (A Verdadeira História do Fusca), uma teoria bastante polêmica: o verdadeiro inventor do Fusca não foi Ferdinand Porsche (pai de Ferry, o criador da Porsche), mas um judeu húngaro chamado Josef Ganz.

DIVULGAÇÃO
Ardie-Ganz chassis
Chassi do protótipo 30 (Ardie-Ganz)

Ganz, que era engenheiro e jornalista, chamava seu invento de "Meu Besouro", segundo o livro. E teve até um protótipo do carrinho fabricado por uma empresa alemã - na foto acima o chassi, produzido pela fábrica alemã de motocicletas Ardie. Mas não conseguiu financiamento para o projeto. Acabou sendo preso pela Gestapo, a polícia secreta nazista. Solto, foi para Suíça, mas se deu mal novamente: teve o projeto roubado.

Após o episódio suíço, as ideias de Ganz teriam ido parar nas mãos de Adolf Hitler, que gostou do que viu. Entusiasmado, Hitler contratou Ferdinand Porsche para, a partir das ideias de Ganz, elaborar o "carro do povo": o volkswagen. E assim nasceu o Fusca. Ganz faleceu em 1967, sem conseguir provar a fraude.

DIVULGAÇÃO
Protótipo W30 do Volkswagen
Ferdinand Porsche e o protótipo W30 do Volkswagen

Um pedaço da história de como Hitler confiscou a ideia do carro popular pode ser lido em www.ganz-volkswagen.org

O livro de Schilperoord será apresentado - com vários outros projetos de Ganz - no circuito de Zandvoort, na Holanda, dia 27. Segundo as informações, estará presente o protótipo original criado por Ganz.

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Comentários:

Comentário de: jose maria vazquez [Visitante]
13.09.09 @ 14:11
A informaçao esta bastante distorcida.

O carro montado pela Ardie e mais um entre centenas de prototipos montados naquela epoca, na europa e no resto do mundo.

Na realidade, o goberno alemao fez uma concorrencia para comprar de um fornecedor um carro popular, com uma especificaçoes bem definidas, carregar uma familia, atingir uma velocidade etc.

Varis fabricantes apresentaram prototipos, NSU, Mercedes e principalmente Zundapp.
A zundapp contratou Ferdinad Porsche em 1931 e na carta de contrato, que se conserva, datada de 1931, ja coloca o nome Volkswagen, carro popupar , como nome generico do proieto.
Os prototipos se fabricaram alias usando as rodass do carro mercades, e um motor de cinco cilindros em estrrele refrigeradoa agua.
este prototipo se conserva e ja e um fusca no mais estrito sentido da palabra...
O preço das ofetas na o agraDOU AO GOBERNO, QUE MONTOU UMA CIDADE VOLKSBURG PARA FABRICAR O CARRO...
dEPOIS O GOVERNO CONTRATOU pORSCHE, QUE USOU O MTOR ZUNDAPP 4 CILINDROS DA k800 ja reformulado pela zundapp para valvulas na cabeça,
alem de que a influencia dos miliotares fez que o carro ficase refrigerado a ar...condenaNDO MILHES DE PESSOAS A GASTAR 30% MAIS DE GASOLINA...pero assim o carro poderia funcionar no deserto e na siberia...fotos do zundapp podem encontrarse no google...
alias zundapp no ano 1984 foi comprada pelo governo chines que trasladou a fabrica completa a Tiang Jang...usando ela durante 10 anos como escola de ingenheiros, operarios e demais...vendendo depois para a Honda.
Por acaso a primeira moto Honda foi copiada da Zundapp DB200 de 1936....fechando o circulo da historia...
Comentário de: PLR [Visitante]
13.09.09 @ 16:23
Hoje é um fato bem documentado que Ferdinand Porsche utilizou sem a devida permissão muitas idéias da tchecoslova Tatra (não confundir com a Tata indiana), que em 1934 lançou o T77, com motor traseiro refrigerado a ar e desenho frontal parecidíssimo ao que foi depois usado pela VW.

Não me surpreenderia nada se essa história aí fosse mesmo verdade, embora tenha um certo "cheiro" de sensacionalismo pra vender livros.
Comentário de: rique [Visitante]
13.09.09 @ 16:26
Estava demorando muito....
Comentário de: Rafael [Visitante]
13.09.09 @ 18:25
A foto que aparece do chassi do tal carro não tem absolutamente nada a ver com o do fusca, essa estória cheira a balela.
Comentário de: PAULo [Visitante]
13.09.09 @ 18:27
Impressionante como os judeus se fazem de vítimas e muitos com pena acabam acreditando nestas histórias sionistas. A mídia sendo judaica sempre dirá coisas boas dos judeus e que eles foram roubados e bla, bla, bla. Os que tem o poderio economico sao os que fabricam as verdades.
Comentário de: Mamede [Visitante] · http://blog.estadao.com.br/blog/jc/?title=o_verdadeiro_inventor_do_fusca&more=1&c=1&tb=1&pb=1
13.09.09 @ 18:53
O verdadeiro inventor do Fusca
Comentário de: Wilson Pereira [Visitante]
13.09.09 @ 21:17
Concordo com a opinião acima do sr. Paulo em numero, genero e grau. A verdade um dia tem que aparecer.
Comentário de: Marcelo [Visitante]
13.09.09 @ 21:48
Ferdinand Porsche foi um engenheiro genial, tornou viável a construção de um mito, que foi o fusca.

Essa balela sensacionalista é um monte de besteira que não deve ser levada a sério. Hoje temos o grupo VW e Porsche produzindo excelentes veículos , que nada tem em comum com o projeto do saudoso Fusca. A engenharia mecânica Alemã é de inquestionável qualidade e superioridade.

Comentário de: Paolo Vitelli [Visitante]
13.09.09 @ 22:18
Todos os carros europeus de epoca tinham motor refrigerado a ar. Por um simples motivo: As casas não tinham garagem e quem podia ter um deixava-o todoo inverno dolado de fora, portanto com algum liquido no motor era certamente congelaria. Na imagem do chassi (de mais um judeu vitima... que saco isso.) não aparece nenhum motor traseiro e as caracteristicas são totalmente diferentes. Se a Kia e hiundai desmontaram e espionaram os europeus nas ultimas decadas para enxertar tecnologia nos seus muito melhores veiculos de hoje e contrataram designers europeus para desenvolver o estilo dos mesmos, só um leigo não acreditaria que a usurpagem de boas infos e ideias tecnicas na epoca não eram usadas por terceiros. esse livro, pode ter certeza, eu não compro. Balela barata.
Comentário de: Antonio [Visitante]
13.09.09 @ 22:49
Os alemães não são mais inteligentes e criativos do que os outros povos, apenas trabalham com mais perpicacia e vontade suas idéias, o mundo já compreendeu isto.

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