Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro. Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro. Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.
domingo, 20 de setembro de 2009
Nativista sim, separatista não!
Antes que eu me esqueça, quero agradecer, com algum atraso, reconheço, àquela que me deu os primeiros empurrões para o conhecimento da cultura gauchesca (Iara Niederauer, de Santa Maria), quando me doou um livro de poesias do fabuloso "pajador" Jayme Caetano Braum intitulado "Potreiro de Guachos", que ainda guardo com muito carinho e releio, periodicamente. Ele propiciou o meu ingresso no mundo fascinante da linguagem da campanha riograndense. Após sorvê-lo com imensa curiosidade (grande parte dos termos me eram estranhos), passei a ser um ávido consumidor da literatura gaúcha (não só da riograndense, vejam bem) e, assim, a Iara foi a responsável pelo muito que adquiri de conhecimento sobre o seu Estado e países vizinhos, de tradição gaúcha.
Minuano tá soprando, assobiando nesta noite Troperiando seus fantasmas, troperiando E as almas vão passando cavalgando redomões Fantasmas do passado no tropel das tradições
Levanta gaúcho, todos precisam andar Minuano está chamando e o Rio Grande precisa escutar
Venham comigo voar com o minuano Na cavalgada destas almas pêlo duro Neste tropel em que se unem gerações Onde as velhas tradições dão os rumos do futuro
E o minuano vai correndo doidamente Que o próprio frio aquece o coração da gente E o coração todo se abre e se expande Pra que entre em nosso sangue O próprio sangue do Rio Grande
Caríssimo Izidoro. Cheguei a emocionar-me com os comentários do amigo sobre nosso modesto programa "Raízes do Sul", que na verdade é um sonho realizado... pois já tinhamos um espaço de cultura gaúcha na Net TV a Cabo aqui em Cruz Alta, e buscamos o desafio de transpor fronteiras e mostrá-lo em rede nacional e internet. Cumprimento-o pela forma como avalias de como deve ser a projeção de nossa cultura nativa em todo o seu contexto. Comungamos da mesma forma de pensar. Obrigado pelas palavras elogiosas quanto a meu trabalho; não mereço tanto... Eu sim, o cumprimento pelo conteúdo brilhante do blog, por tua cultura que é notória em cada item do mesmo, pela redação e desenvolvimento do texto (que ha muito em não tinha a satisfação de ver via internet!). Grato pelo incentivo. Abraço fraterno! Em Tempo: o historiador é Rossano Cavalari (ex-Secretário de Cultura e atual Diretor da Casa Erico Verissimo, em Cruz Alta. O contato com ele é 55-3322-6448, na Fundação Cultural Erico Verissimo). Atenciosamente. GABRIEL MORAES (Apresentador e integrante da equipe de produção do Raizes do Sul)
Um comentário:
Caríssimo Izidoro.
Cheguei a emocionar-me com os comentários do amigo sobre nosso modesto programa "Raízes do Sul", que na verdade é um sonho realizado... pois já tinhamos um espaço de cultura gaúcha na Net TV a Cabo aqui em Cruz Alta, e buscamos o desafio de transpor fronteiras e mostrá-lo em rede nacional e internet.
Cumprimento-o pela forma como avalias de como deve ser a projeção de nossa cultura nativa em todo o seu contexto. Comungamos da mesma forma de pensar. Obrigado pelas palavras elogiosas quanto a meu trabalho; não mereço tanto...
Eu sim, o cumprimento pelo conteúdo brilhante do blog, por tua cultura que é notória em cada item do mesmo, pela redação e desenvolvimento do texto (que ha muito em não tinha a satisfação de ver via internet!).
Grato pelo incentivo. Abraço fraterno!
Em Tempo: o historiador é Rossano Cavalari (ex-Secretário de Cultura e atual Diretor da Casa Erico Verissimo, em Cruz Alta. O contato com ele é 55-3322-6448, na Fundação Cultural Erico Verissimo).
Atenciosamente.
GABRIEL MORAES (Apresentador e integrante da equipe de produção do Raizes do Sul)
Postar um comentário