Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Um renegado pioneiro, com argumentos coerentes

Justiça do Chile acata pedido de gay para que igreja o exclua de registros
A Corte de Apelações de Santiago, Chile, acatou o pedido do jornalista e ativista homossexual Víctor Hugo Robles (foto abaixo) para que a Igreja Católica seja obrigada a excluí-lo de todos os seus documentos, inclusive do registro de batismo.  Robles é conhecido como o “Che dos Gays” por usar um boné semelhante ao guerrilheiro Che Guevara.

Em setembro, o ativista entregou à sede da arquidiocese uma carta de apostasia (renegação de crença religiosa). Como não obteve uma resposta em dez dias, prazo fixado pelo direito canônico, Robles recorreu à Justiça no dia 28 de outubro.



Francisco Javier Errázuriz, arcebispo de Santiago, afirmou estar “perplexo” com a decisão da Corte porque, argumentou, a Igreja Católica é uma instituição autônoma cuja administração está fora da abrangência do poder judiciário.



Robles afirmou que o argumento de arcebispo expõe uma das contradições da igreja. “Ela [a igreja] defende a sua autonomia, mas intervém em decisões políticas, legislativas e jurídicas, em assuntos educacionais, sexuais e reprodutivos”, disse.



Acrescentou que a igreja pressiona o Estado, mas não admite ser pressionado por uma instituição do Estado, que é a Justiça. "Ela tenta se colocar como um Estado dentro do Estado.”



Na ação que enviou à Justiça, Robles pediu que o seu nome fosse apagado dos documentos da igreja porque “ela condena o amor, o afeto e as práticas sexuais que eu assumo e valorizo”.



Disse que a igreja “se convertou em uma instituição castigadora, abusiva e desprestigiada em seu exercício ético, principalmente em relação a certos abusos [contra crianças] protagonizados por autoridades eclesiais.”

Fonte: PAULOPES WEBLOG

Nenhum comentário: