Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O que fazer para escapar à responsabilidade, é o que debaterão!

Papa reúne mais de 100 cardeais em consistório que debaterá abusos sexuais 

O papa Bento16 presidirá nesta sexta-feira, no Vaticano, uma rara reunião com mais de cem cardeais de várias partes do mundo, no que será o terceiro consistório de seu pontificado. O encontro deverá discutir questões como a reação da Igreja Católica a denúncias de abuso sexual cometidos por padres, além da preocupação com a perseguição a cristãos em alguns países. 
Eles também discutirão a decisão de convidar bispos e padres anglicanos a se juntar à Igreja Católica. As discussões serão seguidas pela nomeação de 24 novos integrantes do Colégio de Cardeais. Cardeais são raramente convocados a comparecer ao Vaticano em números tão altos. Os 179 cardeais costumam se reunir quando da realização de conclaves - o encontro que se segue à morte ou abdicação de um papa, para eleger seu sucessor. Mas Bento 16 vem tentando criar mais oportunidades para que cardeais se reúnam com mais frequência, para discutir assuntos considerados importantes. O encontro que começou nesta sexta-feira foi descrito por analistas como um "pré-conclave", que daria aos cardeais a possibilidade de identificar potenciais sucessores de Bento 16. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse que não deverão ser emitidos comunicados após o encontro desta sexta-feira. A reunião deverá durar três dias. Os cardeais deverão debater a resposta da Igreja aos escândalos de abuso sexual, debate motivado em parte pelas críticas de que a instituição não fez o suficiente para indenizar vítimas ou tratar das raízes do problema. A liberdade religiosa de cristãos também será debatida, em parte devido ao aumento de ataques a comunidades cristãs no Iraque e a um imbróglio com a China, que girou em torno da nomeação de bispos sem aprovação papal. O Vaticano e a China romperam suas relações diplomáticas nos anos 1950, quando Pequim expulsou membros estrangeiros do clero. Mas a relação entre os dois Estados vem melhorando nos últimos anos. A decisão do Papa de receber membros dissidentes da Igreja Anglicana - incluindo aqueles que são casados - também serão discutidas pelos cardeais. Bento 16 criou um enclave especial na Igreja Católica para anglicanos descontentes com questões que vão da decisão anglicana de permitir a nomeação de mulheres e gays como bispos. Cinco bispos anglicanos disseram que se converterão.

Fonte: BBC

Nenhum comentário: