Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Puniram o Delegado - A quem interessava o sigilo?


 Justiça condena Protógenes a 3 anos por violação de sigilo


Protógenes formalizou sua filiação ao PCdoB nesta segunda-feira. Foto: Ivan Pacheco/Terra Delegado elegeu-se deputado federal pelo PCdoB
Foto: Ivan Pacheco/Terra



A Justiça Federal condenou o delegado Protógenes Queiroz, que chefiou a Operação Satiagraha da Polícia Federal, a três anos e quatro meses de prisão pelos crimes de violação de sigilo funcional e fraude processual. A pena foi substituída por serviços prestados à comunidade em um hospital público ou privado, "preferencialmente de atendimento a queimados", disse o juiz Ali Mazloum, da 7.ª Vara Criminal Federal em São Paulo. Eleito deputado federal pelo PCdoB em São Paulo, Protógenes fica proibido de exercer mandato eletivo, cargo, função ou atividade pública. Cabe recurso da decisão. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
A Operação Satiagraha investiga um suposto esquema de evasão de divisas e lavagem de dinheiro envolvendo o banqueiro Daniel Dantas, dono do Grupo Opportunity. Em sua campanha eleitoral, Protógenes usou como trunfo a prisão do banqueiro. A sentença do juiz Mazloum, que acolheu denúncia da Procuradoria da República, tem como base um inquérito da PF sobre supostas irregularidades cometidas durante a Operação Satiagraha. O inquérito aponta que o delegado divulgou conteúdo sigiloso da investigação. Ele teria ainda forjado prova usada em ação penal da 6ª Vara Federal contra Dantas, que foi condenado a 10 anos de prisão por corrupção ativa. Segundo o juiz, Protógenes efetuou "práticas de monitoramento clandestino, mais apropriadas a um regime de exceção, que revelaram situações de ilegalidade patente". Ainda de acordo com o inquérito, o delegado recrutou mais de 80 investigadores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para executar a operação. Nos arquivos pessoais de Protógenes, armazenados em dois pen drives, foram encontrados relatórios sobre a presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), e seu adversário José Serra (PSDB). Para o juiz, os crimes foram cometidos com objetivo eleitoral.

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.