Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Jardim de infância francês gera polêmica ao vetar Papai Noel




Escola tomou a decisão com
base na laicidade do Estado

Um jardim de infância de Montargis, cidade de 15.000 habitantes que fica no centro-norte da França, causou polêmica ao cancelar um evento com o Papai Noel, substituindo-o por uma apresentação de marionetes.

A direção da escolinha explicou que tomou a iniciativa para se cumprir a laicidade do Estado, já que o Papai Noel está ligado a uma festa cristã, o Natal.

O jornal L'Osservatore Romano, órgão semioficial da Santa Sé, publicou que a escola, além de já ter proibido a exposição de símbolos religiosos, como o crucifixo, agora passou a considerar como “hóspede indesejável até mesmo o simpático gordinho de barba branca”, que leva doces e brinquedos às crianças. 

Pais de crianças criticaram a decisão sob a alegação de que a escola se curvou às pressões de famílias muçulmanas. Eles pediram ao prefeito Jean-Pierre Door que advertisse a escola.

Door concordou com as críticas e determinou à escola que mantenha a visita do Papai Noel, que será realizada no dia 20, dentro do programa de férias. 

Para o prefeito, o cancelamento da visita do personagem foi "descabido" porque o evento não tem “nenhum significado religioso”. Além disso, segundo ele, a figura do Papai Noel faz parte de uma tradição à qual “estamos ligados”.

Com informação do Vatican Insider.

Leia mais em http://www.paulopes.com.br/

Nenhum comentário: