Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Brasil não ganhará nada sediando eventos


"Papo Reto": Marcelo Duarte, jornalista que já cobriu cinco Copas e três Olimpíadas, diz que 
Brasil não ganha nada sediando eventos


Do UOL, em São Paulo
20/12/201217h00



FlavioFlorido/UOL

"Papo Reto com Neto": Marcelo Duarte fala sobre sua experiência em coberturas de Copas e Olimpíadas

No "Papo Reto" desta semana, Neto e Marcelo Duarte se questionaram sobre os prós e contras do Brasil sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, além de levantar possíveis problemas que os eventos podem trazer.

"PLASTICAMENTE SERÁ UM EVENTO BACANA", DIZ DUARTE SOBRE RIO-2016


Após ter participado da cobertura de cinco Olimpíadas e três Copas do Mundo, o jornalista, sem pensar duas vezes, avaliou: "acho que a Copa será menos problemática que as Olimpíadas. Na Copa do Mundo as pessoas ficam mais espalhadas, há limite de ingressos, feriados irão acontecer e, apesar dos problemas que temos no transporte aéreo por exemplo, os vôos comerciais irão estar reduzidos e, naquele mês, tudo estará voltado para o Mundial. Não vamos ter problemas, mas também não vamos ganhar nada com isso. Vamos ganhar alguns estádios sendo que a maioria vai virar cemitérios de elefantes".

Sobre os Jogos Olímpicos, foi direto, "plasticamente será um evento bacana", e continuou: "nas Olimpíadas os eventos são centralizados. Estive em Londres e fiquei espantado com a eficiência do seu transporte público. O Rio de Janeiro não tem e nem vai ter toda esta estrutura. Eles vão pedir trégua aos marginais, colocar o exército nas ruas e visualmente tudo vai parecer funcionando perfeitamente para quem vê de fora".

O editor de livros falou também como é possível aprender com esses eventos, "cruzar diferentes culturas sempre nos leva ao conhecimento". E destacou dois momentos marcantes entre os tantos que viveu em Olimpíadas: em 1988, nos Jogos de Seul, foi marcante a qualidade da seleção brasileira de futebol, que em compensação, não teve espírito olímpico e não foi receber o bronze em Atlanta-1996.

Já o momento marcante em Copas do Mundo foi a cobertura do Mundial na África do Sul: "nunca vi um contraste tão gritante entre riqueza e pobreza. Fui até aconselhado em não entrar num shopping no bairro negro", relembrou.

Autor do best seller "Guia dos Curiosos", entre outros, Marcelo Duarte também contou como começou a se interessar por curiosidades e confessou que não acreditou quando viu, em 1995, seu livro de estreia em primeiro lugar na lista dos 10 mais vendidos. E garantiu que não vai parar por aí, "ainda vou escrever o 'Guia dos Curiosos - Copa do Mundo de 2014'".

Amante de futebol, o jornalista revelou a curiosa história de como se tornou corintiano: "aos 7 anos fiquei na dúvida entre Corinthians, time do meu pai, e o São Paulo, clube de um tio muito legal. Em casa, só podia tomar um copo de refrigerante aos domingos e na casa do meu tio, não. Achava que são paulino tomava refrigerante todos os dias. Um dia fui com meu pai ao estádio assistir Corinthians e Vasco. O time do meu pai ganhou, ele virou para mim e disse: vamos tomar um refrigerante no bar? Ai, vi que com o time ganhando eu também podia beber refrigerante e decidi ser corintiano como meu pai".

O programa "Papo Reto com Neto" vai ao ar todas as quintas-feiras, às 17h.


Fonte: UOL

Nenhum comentário: