Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Irã diz ter sido alvo de novo cibertaque e culpa EUA e Israel





Imagem de arquivo mostra usina nuclear de Bushehr; Irã nega estar produzindo bomba

Uma usina de produção de energia e outras instalações industriais do sul do Irã foram alvo de um novo ciberataque usando o vírus Stuxnet, informa o governo de Teerã.

Autoridades dizem que o ataque foi contido e neutralizado antes de que pudesse causar maiores danos ou se espalhar e acusam os Estados Unidos e Israel de terem "plantado" o vírus.

Tópicos relacionados


Em 2010, o mesmo vírus foi usado em um ataque contra usinas nucleares do país, afetando ainda indústrias e instalações de outros ramos.

"A companhia de fornecimento de energia elétrica Bandar Abbas foi vítima de um cibertaque, mas conseguimos evitar sua expansão graças às nossas rápidas medidas e cooperação com hackers habilidosos", disse Ali Akbar Akhavan, chefe de defesa local.

A usina de Bandar Abbas, localizada na costa sul do Estreito de Hormuz, abastece uma série de províncias vizinhas.

Em abril, um ciberataque ao Ministério do Petróleo e à companhia petrolífera estatal forçaram o governo a desligar sistemas de computador das principais instalações de produção do combustível no país, incluindo o terminal da ilha Kharg, que lida com a maioria das exportações do produto.

Os ataques têm afetado diferentes setores industriais do país, sobretudo aqueles ligados à exportação de energia e ao programa de enriquecimento de urânio do país.

Há indícios de que até mesmo os computadores pessoais de cientistas da usina nuclear de Bushehr tenham sido infectados por vírus recentemente.

As potências ocidentais acusam o Irã de manter seu programa nuclear com a finalidade de produzir a bomba atômica, o que o país nega.

Nos últimos anos, Teerã têm sido alvo de um crescente número de sanções, sobretudo dos EUA e da União Europeia, que buscam pressionar o país a abandonar suas atividades nucleares.


Fonte: BBC 

Nenhum comentário: