Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 22 de dezembro de 2012

Universidade de Lavras faz proselitismo religioso

AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA NÃO SE COADUNA COM A IDEIA DE SENHORIO. 
QUEM TEM "SENHOR" É ESCRAVO, NÃO QUALQUER SER LIVRE, AUTÔNOMO, INDEPENDENTE.
SE O REITOR PRIMA POR UMA POSTURA DE SUBMISSÃO, QUE FIQUE COM SUA IDÉIA PARA SI PRÓPRIO, SENDO ANTIREPUBLICANO APLICÁ-LA À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA.

-=-=-=-=-=-=



Mensagem da universidade dá
destaque à "crença no criador"

Alguém da administração da Universidade Federal de Lavras (MG) resolveu manifestar seu desapreço pelo Estado laico, usando a instituição pública como plataforma de evangelização. É o que fica evidente na mensagem de “Boas Festas” desejando “crença no senhor”, em outras coisas, como “felicidade” e “amor”. A mensagem foi colocada em um banner na entrada da universidade e em seu site e perfil no Facebook.


O proselitismo religioso se destaca na mensagem porque está em letras brancas, contrastando com os tons predominantes de verde. Quem assina é a “Direção Executiva”, mas poderia ter sido uma denominação religiosa, que não faria nenhuma diferença. 

Entre os cursos ministrados pela universidade estão os de engenharia em diversas áreas do conhecimento, de ciência ambiental, agricultura e medicina veterinária. O reitor é José Roberto Soares Scolforo, doutor em engenharia florestal. Ele assumiu o cargo em junho de 2012 e vai entregá-lo em 2016. 

No vídeo de quatro de minutos de “boas festas” postado no site da universidade aparece um estudante lendo não um livro científico, que tenha a ver com os cursos dali, mas um de cunho religioso, o best-seller “A Cabana”, de Wm Paul Young. O livro conta a história do amargurado Mack Allen Phillips (ele teve a filha de seis anos raptada) que recebe um bilhete escrito supostamente por Deus. 

A artimanha sub-reptícia que pôs o livro no vídeo é a mesma que destacou “a crença no criador” no banner. 


Mendes pede respeito
à Constituição

O estudante Antônio Mendes (foto) lançou na internet uma petição pedindo à administração da universidade que deixe de fazer proselitismo religioso, por representar uma afronta ao Estado laico determinado pelo artigo 19 da Constituição Federal. 

Ele argumentou que, em um ambiente universitário, é de se esperar que as diversidades de pensamento e de religião sejam respeitadas, o que, nesse caso, não está ocorrendo na Universidade de Lavras. 

“ O direito de crença, qualquer que seja a divindade, bem como o direito de não crença são assegurados e amparados pelas leis brasileiras”, disse Mendes, que é ateu. Até a tarde de hoje (21) a petição tinha 224 assinaturas. Link da petição.



Proselitismo religioso na entrada da universidade

Nenhum comentário: