Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 26 de janeiro de 2013

Crente só é solidário com pessoa da mesma fé, sugere estudo



Pesquisador disse não haver indício de
que a caridade é inerente de religiosos

Estudo da Nottingham University Business School, do Reino Unido, sobre o papel das religiões na vida pública revelou que os crentes só são solidários ou altruístas com pessoas que professam a sua fé, mantendo-se indiferentes quando não sabem da crença (ou ausência dela) do próximo.

Especialistas em comportamento humano pediram a um grupo de pessoas da Malásia de diferentes crenças e não religiosas que participassem de atividades atribuindo a cada uma delas uma quantia imaginária de dinheiro. 

Inicialmente, cada participante foi convidado a doar o dinheiro ou parte dele a outra pessoa, havendo a opção de não fazer nenhum repasse. 

Os pesquisadores observaram que havia pouca diferença de nível de generosidade na comparação de cristãos, hindus, muçulmanos, budistas entre si e na comparação entre crentes e os sem religião. 

Depois, com os participantes revelando sua religião ou ausência dela em uma placa, verificou-se que as pessoas ficaram três vezes mais generosas, mas somente em relação a quem tinha a sua religião. Cristãos foram solidários com cristãos, etc.

O professor Robert Hoffmann, coautor do estudo, disse que, nessas circunstâncias, os participantes ficaram “nitidamente mais confiantes e generosos”. “Alguém poderia imaginar que a caridade é inerente às pessoas de fé, mas não descobrimos nenhuma evidência nesse sentido”, disse.

Ele concluiu que as religiões não afetam o comportamento dos crentes em relação às pessoas em geral, mas, o que é preocupante, interferem em seu relacionamento com os integrantes de diferentes grupos. 

Outra pesquisa — feita pela Universidade da Califórnia (EUA) e divulgada em 2012 — mostrou que os ateus são mais caridosos com pessoas estranhas que os religiosos.


Com informação do The Telegraph.

Leia mais em http://www.paulopes.com.br

Nenhum comentário: