Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Diane 35, da Bayer, é pílula anticoncepcional também vendida no Brasil?



França confirma quatro mortes por uso de pílula anticoncepcional Diane 35

Um dos componentes da pílula Diane 35 pode aumentar o risco de trobose, segundo médicos | Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

Do Opera Mundi

A agência francesa de medicamentos confirmou neste domingo (27) a morte de quatro mulheres nos últimos anos devido aos efeitos secundários de um remédio receitado como anticoncepcional e para o tratamento de acne feminino. A pílula chamada Diane 35, produzida pelo laboratório Bayer e distribuída na França desde 1987, está diretamente associada a essas mortes, indica um comunicado da entidade.

Informação divulgada anteriormente afirmava que eram sete as vítimas mortais pelo uso deste produto, no entanto a agência afirmou que três desses casos tiveram origem em patologias diversas sofridas pelas pacientes.

A Diane 35 foi elaborada originalmente para o tratamento de acne, porém logo se generalizou sua prescrição como anticoncepcional. Segundo estudos médicos, um de seus componentes, o acetato de ciprosterona, multiplica em 6,6 vezes o risco de sofrer uma trombose. Um documento difundido ontem indica que até 16 de janeiro de 2013 foram registrados 125 casos de obstrução arterial associados ao uso dessa pílula ou seus genéricos.

Na sexta-feira, a Promotoria de Paris abriu uma investigação preliminar após uma denúncia apresentada contra a Bayer e os anticoncepcionais de última geração.

Fonte: SUL 21

Nenhum comentário: