Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 23 de fevereiro de 2013

Poluição da Lagoa da Conceição (*) - "Muito movimento de tripa e pouca bosta"

Alarde na imprensa, nem sempre é seguido de ação efetiva. Na concepção popular, muito movimento de tripa e pouco esterco.
Já era de se esperar, porque na Lagoa, os restaurantes, posto de gasolina, etc... devem ser os maiores responsáveis pelo quadro caótico e gente influente é dona daqueles estabelecimentos.
O Ministério Público não acompanha as diligências e a minha ação popular foi indeferida.
É assim que o sistema (podre) funciona.

-=-=-=


Força-tarefa que fiscaliza poluição chega à Lagoa da Conceição de forma tímida
Moradores reclamam que comunidade não pode participar da avaliação dos pontos críticos

A Lagoa da Conceição é um dos pontos críticos da Capital em relação à poluiçãoFoto: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS
Mônica Foltran

Depois de fiscalizar Canasvieiras e Ingleses, no começo desta semana no Norte da Ilha, a força-tarefa que fiscaliza ligações clandestinas de esgoto, proposta pela Fatma e outra entidades, chega à Lagoa da Conceição com um número reduzido de técnicos. 

Diante de uma ação mais tímida em relação à representação em Canasvierias, no começo da semana, o presidente da Associação e Moradores da Lagoa (Amola) Alécio Passos manifestou desapontamento. De acordo com ele, o cartão-postal da Ilha é considerado um dos pontos mais críticos de Florianópolis em relação à poluição das águas e, deveria ter uma ação mais efetiva com a comunidade. 

— Participação não é isso, aqui na Lagoa foi uma ação bem pontual. A comunidade que vive o problema não foi convidada a participar. Deveríamos estar junto para mostrar onde está o problema — lamenta. 

O secretário de Habitação e Saneamento Ambiental de Florianópolis, Rafael Hanhe, explica que neste primeiro momento está sendo realizado um levantamento das informações. Por isso, estiveram na Lagoa apenas técnicos da Vigilância Sanitária. 

Ele ressalta que até agora ninguém foi notificado e nem autuado e não há participação da comunidade. Em 30 dias deverá estar pronto o planejamento estratégico que definirá as ações da força-tarefa para os próximos cinco anos. 

— O objetivo agora é fazer um levantamento, cadastrar dados e a situação em cada região e com reuniões semanais planejar as ações em 60 meses — explica Hanhe. 

De acordo com a assessoria de comunicação da Fundação de Meio Ambiente (Fatma) a ação foi divida em linhas de atuação. A Fatma fiscaliza grandes empreendimentos enquanto a Vigilância Sanitária, as casas. 

Ainda na manhã de sexta-feira, representantes das entidades envolvidas se reuniram para montar um cronograma de trabalho para os próximos cinco anos. Na próxima quinta-feira o grupo deve se reunir novamente com dados mais completos sobre o cronograma. 

Problema de décadas 

Há mais de 30 anos moradores da Lagoa da Conceição lutam pela sua preservação. No ano 2000 duas entidades nacionais (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), decretaram a morte da lagoa em 2010 se nada fosse feito. 

De lá para cá, pouca coisa foi feita. Haroldo Tavares Elias, Gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental da Fatma participou de um estudo que entre 2002 e 2012, realizou um panorama geral da qualidade e da contaminação das águas da Lagoa de Conceição. 

Elias destaca três pontos críticos na região: no trapiche próximo a ponte , na frente do shopping da Lagoa e na Rua Osni Ortiga, pela presença das algas. De acordo com a Fatma as ações previstas na lagoa são o fechamento dos esgotos clandestinos e a limpeza da Lagoa, ambos, porém sem data definida.


Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

-=-=-=-

(*) Quem seria a Conceição que teria emprestado o nome à Lagoa?

Nenhum comentário: